Neymar critica racismo e gera repercussão na internet

Craque do Barcelona postou foto com uma banana e internautas, inclusive famosos, fizeram ato 'viralizar' nas redes sociais

iG Minas Gerais | AGÊNCIA ESTADO |

Neymar convocou seus seguidores a postar fotos com banana e foi prontamente atendido
Reprodução/Instagram
Neymar convocou seus seguidores a postar fotos com banana e foi prontamente atendido

Neymar foi um dos primeiros jogadores a dar seu apoio público a Daniel Alves e reiterar as críticas ao racismo, na noite de domingo. O atacante do Barcelona publicou uma foto segurando uma banana, lembrando o ato de discriminação do qual o lateral da seleção brasileira foi alvo, e gerou repercussão nas redes sociais.

"Deitou!", disse Neymar, numa típica demonstração de aprovação à atitude de Daniel Alves durante partida do Barcelona contra o Villarreal, domingo, em rodada do Campeonato Espanhol. O lateral foi alvo de racismo ao se aproximar da bandeira de escanteio para fazer a cobrança. No momento do chute, uma banana foi atirada aos seus pés. Sem se abalar, o jogador descascou e comeu um pedaço da fruta antes de bater o escanteio na área.

"Toma, bando de racistas", postou o atacante, que não entrou em campo por estar se recuperando de uma lesão no pé esquerdo. O craque brasileiro ainda devolveu a provocação: "Somos todos macacos! E daí?", escreveu Neymar, também alvo de racismo recentemente na Espanha.

Depois da foto com a banana, Neymar postou um vídeo de mensagens contra o racismo e também fez um breve desabafo contra a discriminação racial. "É uma vergonha que em 2014 exista o preconceito. Tá na hora de a gente dizer um chega pra isso! A forma de me expressar para ajudar que um dia isso acabe de uma vez por todas é fazer como o @danid2ois (Daniel Alves) fez hoje!! Se você pensa assim também, tire uma foto comendo uma banana e vamos usar o que eles têm contra a gente a nosso favor. #somostodosmacacos #weareallmonkeys #somostodosmonos."

A mensagem do atacante gerou rápida repercussão e logo outros jogadores e celebridades repetiram seu ato em fotos postadas em redes sociais. O casal Luciano Huck e Angélica foi um dos primeiros a encampar a campanha, com imagem semelhante a de Neymar. O mesmo fez o zagueiro Paulo Miranda, do São Paulo, ao lado da esposa. O atacante Fred, do Fluminense, fez uma "banana" com os dois braços nas redes sociais.

Leia tudo sobre: neymarbarcelonadaniel alvesbananatwitterredes sociaisracismo