“Não é mais regra a cirurgia tradicional”

Sílvio Prudêncio Angiologista Cirurgião vascular

iG Minas Gerais | Raquel Sodré |

A cirurgia ainda é o método mais utilizado?  

Não é mais regra realizar o procedimento cirúrgico tradicional. A vantagem dos procedimentos alternativos é a ausência ou minimização de anestesia, o que propicia a recuperação mais rápida, e diminui riscos e custos. Os vários métodos e técnicas podem ser combinados entre si, pois não há um único superior, que, sozinho, resolva tudo.

Para quais tipos de pacientes ainda não há outra solução senão a cirurgia?

Nos casos mais patológicos, quando há a rede de veias varicosas com alterações de algumas veias tronco, como as safenas, a cirurgia tem indicação mais frequente.

Quais as principais diferenças da cirurgia de hoje para anos atrás?

Ela sofreu avanços, tornando-a menos invasiva. O laser e a radiofrequência, como instrumentos de uma cirurgia de varizes, diminuíram em muito o trauma cirúrgico do arrancamento de veias.

Qual a melhor forma de prevenir as varizes?

Dar atenção e combater ou controlar os fatores de risco possíveis: obesidade, uso de anticoncepcional oral e outras formas de medicamentos hormonais, sedentarismo, imobilidade por longos períodos, gravidez. As meias elásticas, para melhorar o retorno venoso, deveriam fazer parte do vestuário habitual da maioria dos profissionais de qualquer atividade. 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave