Aplicativos úteis para viagens

Conheça alguns apps para smartphones que ajudam os turistas que estão fora de casa e querem fazer um tour tranquilo

iG Minas Gerais | JOÃO PAULO COSTA |

Tanto para o sistema Android quanto para o IOS, há uma infinidade de aplicativos para baixar nos smartphones
Turismo app para viagens/reprodução
Tanto para o sistema Android quanto para o IOS, há uma infinidade de aplicativos para baixar nos smartphones

Uma boa viagem começa pelo planejamento, e os smartphones, com os aplicativos (apps) certos, na ocasião da viagem, podem ser bastante úteis para organizar roteiros, reservar voos e hotéis, fazer a conversão de moeda estrangeira e, ainda, para ajudar a otimizar o tempo gasto entre um lugar e outro.

Para isso, basta o viajante estar atento aos apps para viagens e, baixá-los de forma simples em seu celular.

Um app interessante e bem-conceituado em sites especializados no assunto é o The Weather Channel, que usa o recurso GPS do seu smartphone para mostrar as condições do tempo na sua localização. Contém mapas, alertas sobre o tempo e previsões com dez dias de antecedência. Dependendo do destino pode ser bastante aproveitável para o viajante.

Outro em alta é o Yelp, que dá orientações sobre bares, restaurantes e postos de gasolina perto dos locais de hospedagem do turista.

O Ametro, disponível para Android, permite acesso aos mapas de metrô de 180 cidades do mundo. E um que não pode faltar é o Booking. Caso o turista esteja em trânsito de uma cidade a outra e ainda não tenha feito reserva em hotel o app pode salvar os mais desprevenidos. De forma descomplicada, a ferramenta oferece uma lista de mais de 170 mil hotéis e alojamentos em todo o mundo.

Dicas

A mestranda em genética, pela UFMG, Luiza Prado Rosa de Matos (24), recomenda para quem vai viajar à Flórida e quer conhecer a Disney, o app My Disney Experience, que serve para o sistema IOS e também para Android. “Nele é possível olhar o horário de funcionamento dos parques, tempo de espera das atrações, fazer reservas nos restaurantes e olhar os dias e horários dos shows.

Esse app ajudou muito durante a viagem. A Disney disponibiliza wi-fi de excelente qualidade em todos os parques, e usamos para decidir os dias em que iríamos em cada parque e para verificar o tempo de espera das filas”, explica.

Já o engenheiro Ricardo Alvares (60), em viagem no mês de abril, deste ano, ao Peru, fez o uso do Trip Adivisor, pelo sistema IOS. “Eu soube do aplicativo pelo meu filho que o utilizou em recente viagem que fez para a Europa. No Peru, o app foi legal para saber dicas de restaurantes e, principalmente, porque ele apontava os pontos turísticos mais bacanas das cidades que passei e, ainda, trazia diversos comentários sobre os locais visitados, que os próprios usuários faziam em vários idiomas”. 

Mais indicações

São muitas opções de aplicativos gratuitos para viagens, compatíveis para Iphone, Ipad, Android e Blackberry. Abaixo seguem mais sugestões:

Offmaps 2: permite fazer download de mapas de várias cidades no mundo.

Xe Currency Exchange: é um conversor de moedas atualizado diariamente.

Tripdeck: para organizar os roteiros (dia a dia) das viagens. Com horários de check-in em hotéis, aluguel de carro e horário de voos.

Viajantes no exterior: esse aplicativo traz informações da Receita Federal para brasileiros que viajam no exterior.

Upackinglist: aplicativo que auxilia a fazer a mala e organizar sua viagem.</CF>

Mtrip: permite criar listas de lugares que pretende visitar e apresenta o horário de abertura das atrações. (JPC) 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave