Cobiçada por muitos, taça da Copa do Mundo chega nesta segunda em BH

Taça do Mundial será exposta no Shopping Del Rey nos dias 28 e 29 de abril entre às 9h e 21h

iG Minas Gerais | JOSIAS PEREIRA |

Taça da Copa do Mundo foi exposta em Porto Alegre neste fim de semana
WEBREPÓRTER/JOSIAS PEREIRA
Taça da Copa do Mundo foi exposta em Porto Alegre neste fim de semana

Porto Alegre. De quatro em quatro anos, ela dá o ar de sua graça. Poucos são os 'mortais' que eternizam seu nome na história do futebol mundial ao erguê-la, repetindo assim o gesto feito por Bellini no Mundial de 1958, na Suécia, e repetido desde então Copa após Copa. Após viajar por 89 países, percorrer mais de 150 mil quilômetros e ter passado por Rio de Janeiro e Porto Alegre, eis que chegou a hora da capital mineira recepcionar o objeto mais cobiçado por todos os apaixonados pelo esporte mais popular do planeta.

Cercada de pompa, a taça FIFA desembarca em Belo Horizonte na madrugada desta segunda-feira. O troféu ficará na cidade até esta terça (29), em exibição ao público no Shopping Del Rey, diariamente, a partir de segunda, das 9h às 21h. O objeto ficará protegido por uma redoma de vidro e não poderá ser tocado pelos visitantes. A estimativa é que mais de 20 mil pessoas compareçam à exposição.

A peça, feita de ouro 18 quilates, é transportada com todo um meticuloso esquema de segurança e conta até com um 'avião' próprio. Seguindo à risca o protocolo da FIFA, os agentes responsáveis pelo traslado da taça precisam usar luvas para tocá-la. Tudo para que a honraria só encontre as mãos de jogadores e ex-jogadores que foram campeões mundiais, além de chefes de estado.

Na capital mineira, os organizadores do evento prometem uma experiência marcante para cada fã. Além da visitação à taça, o torcedor poderá desfrutar de uma série de atividades. O espaço de 4.000 m2 contará com uma sala interativa onde serão expostas fotos e vídeos com os momentos marcantes das Copas, além de projeções dos grandes craques do torneio, games, exposição das bolas dos Mundiais, apresentações de dança, futebol freestyle e a presença do Fuleco, o mascote do torneio.

"Esperamos que esta passagem da taça seja um grande sucesso em BH. Assim como foi nas outras cidades, estimamos a presença de 15 mil visitantes por dia na capital mineira. Queremos proporcionar uma experiência totalmente diferente para os torcedores, aproximando cada um deles do troféu que é o mais cobiçado em todo o planeta", declarou Victor Bicca, diretor de comunicação da Coca Cola, uma das patrocinadoras da Copa do Mundo e responsável pelo tour da taça.

Presença de campeão. Antes de partir para a capital mineira, a taça ficou exposta em Porto Alegre. Na capital gaúcha, coube ao capitão do tetra e ex-técnico da seleção brasileira Dunga a honra de receber e levantar a taça, repetindo o gesto protagonizado em 1994. Em Belo Horizonte, a visitação já tem a presença garantida do pentacampeão mundial Gilberto Silva.

Protestos não preocupam

O clima contrário criado em relação a Copa no Brasil desde a explosão das manifestações do ano passado, aliado aos atrasos nas obras e a insatisfação da população quanto aos governantes não abala a confiança dos patrocinadores do torneio. Vale lembrar que exatamente no último dia da taça em BH, está marcado um 'rolézinho' no Shopping Del Rey, às 18h. A segurança no local tende a ser reforçada a pedido da própria organização. Aproximadamente 400 pessoas confirmaram presença por meio das redes sociais.

"Estamos muito tranquilos quanto a isto. Tivemos problemas no Rio, mas relacionados ao grande número de pessoas que compareceram durante os dias de visitação. Em BH, ficamos sabendo deste rolézinho, mas o nosso evento será realizado em um espaço anexo ao Shopping. Vamos manter nossos procedimentos normais e esperamos que tudo ocorra com tranquilidade", concluiu Victor Bicca. Riqueza da taça

O troféu tem 36,8 cm de altura e 6,175 kg de peso. A base contém duas camadas de malaquita semipreciosa, e a parte de baixo apresenta gravados o nome de cada país campeão e o ano de cada título desde 1974.

Só na réplica

O atual troféu da Copa nunca pertencerá definitivamente a um país, diferentemente das regras aplicadas a Jules Rimet. Cada campeão recebe uma réplica da taça.

Serviço

Tour da Taça em Belo Horizonte Data: 28 e 29 de abril Local: Shopping Del Rey (Av. Presidente Carlos Luz, 3001, Pampulha) Horário: 9h às 21h Entrada: Para participar, é preciso comprar os produtos específicos da Coca-Cola nas lojas participantes e trocar a nota fiscal por um vale-ingresso. São 50 postos de troca na capital e região metropolitana, que podem ser consultados pelo site www.cocacola.com.br/tourdataca. No endereço eletrônico, o visitante também escolhe o melhor dia e horário para participar da experiência.

 

Repórter viajou a convite da Coca Cola

Leia tudo sobre: Copa do Mundocopatacaporto alegre