Laudo aponta erro de engenharia em piscina de clube na Pampulha

Em janeiro deste ano, menino de 8 anos morreu após ter cabelo sugado pelo ralo da piscina; inquérito ainda não foi encerrado

iG Minas Gerais | CAROLINA CAETANO |

Piscina em que ocorreu acidente teria sofrido modificações
PEDRO GONTIJO / O TEMPO
Piscina em que ocorreu acidente teria sofrido modificações

Um laudo feita pela Polícia Civil apontou que houve um erro de engenharia em relação à bomba de sucção da piscina do Clube Jaraguá Country Club, na região da Pampulha, em Belo Horizonte. No dia 3 de janeiro deste ano, Mariana Silva Rabelo de Oliveira, de 8 anos, teve o cabelo sugado, ficou presa no ralo e se afogou.

De acordo com a assessoria de imprensa da corporação, o processo já foi encaminhado à Justiça, mas o inquérito ainda não foi encerrado. O delegado da 3ª Delegacia de Plantão de Venda Nova, Thiago Oliveira Souza, ainda falta ouvir algumas pessoas, atualizar as oitivas e fazer acareações.

A reportagem de O TEMPO tentou contato com o clube, mas, segundo a recepcionista, não havia ninguém responsável pelo espaço de lazer que pudesse conversar com a imprensa.

Dias após o afogamento de Mariana, O TEMPO conseguiu com exclusividade informações sobre a alteração errada do ralo da piscina.

“O clube achou por bem tampar esse ralo porque ele ficava mais em cima e puxava ar. Um outro tubo foi instalado para dentro da piscina, a 60 cm da superfície. Um erro claro”, explicou na época o perito do Instituto de Criminalística da Polícia Civil, Rodrigo Câmara, responsável pelo laudo sobre a morte da criança.

Relembre o caso

Mariana estava no clube com familiares quando o acidente aconteceu. Ela chegou a ser socorrida e encaminhada ao Centro de Terapia Intensiva (CTI) do hospital Odilon Behrens, mas morreu um dia depois.

Por meio de nota, a diretoria executiva do Jaraguá informou que  todas as providências emergenciais foram tomadas, inclusive com o acionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave