Inhotim em Cena

Projeto cultural estreia sua programação de espetáculos com “Na Esquina”; bastidores e técnicas compõem espetáculo

iG Minas Gerais |

Artistas de “Na Esquina” vivem na Europa onde desenvolvem e aprimoram suas técnicas circenses
inhotim/diuvlgação
Artistas de “Na Esquina” vivem na Europa onde desenvolvem e aprimoram suas técnicas circenses

Em um mundo predominantemente globalizado, as distâncias parecem se encurtar para aqueles que vislumbram conhecer novas paisagens e buscam oportunidades específicas. Jovens e ávidos, os amigos e artistas circenses do coletivo Na Esquina foram buscar na França e na Bélgica o aprofundamento de sua formação como artistas.

O desejo de fazer algo juntos, no entanto, os levou a criar um espetáculo que pudesse trazê-los de volta a Belo Horizonte para mostrar parte dessa imersão europeia. Fruto desse encontro, o espetáculo “Na Esquina” se apresenta no Inhotim, hoje e amanhã.

“Somos amigos desde muito tempo, estudamos circo na Spasso (escola de circo de Belo Horizonte) e, de brincadeira, começamos a criar algumas sequências, a partir das habilidades de cada um. Isso acabou virando nosso espetáculo”, destaca Pedro Guerra, um dos integrantes da trupe.

“Na Esquina” brinca com a percepção daquilo que é um espetáculo, encenado para ser visto, e os bastidores que deveriam ser mantidos escondidos do público. Embora, o tal recurso de metalinguagem seja fartamente utilizado em várias obras – de teatro principalmente –, Guerra crê que ele ainda cause estranhamento no público.

“Até ouvimos algumas críticas nesse sentido. As pessoas não entendem muito bem se o espetáculo começou ou não, ou se é uma preparação para entrarmos em cena”, revela ele.

As apresentações fazem parte do projeto Inhotim em Cena – que, em sua quinta edição – levará programação cultural ao centro de arte contemporânea nos próximos finais de semana. (GR)

  • O quê.
  • “Na Esquina”
  • Quando. Hoje e amanhã às 15h
  • Onde. Inhotim (Rua B, 20, Brumadinho)
  • Quanto. R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada)
  • Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave