Bolshoi revela neste sábado mineiros escolhidos para concorrer à bolsa

Veja vídeo que mostra a ansiedade das meninas que tentam uma vaga no grupo de balé russo

iG Minas Gerais | Natália Oliveira |

Bolshoi realiza audições de jovens com ou sem conhecimento em dança entre 9 e 17 anos em Valadares
MARIELA GUIMARAES / O TEMPO
Bolshoi realiza audições de jovens com ou sem conhecimento em dança entre 9 e 17 anos em Valadares

Os nomes dos meninos e das meninas mineiros que chegarão mais perto do sonho de entrar para a Escola de Teatro Bolshoi do Brasil serão divulgados às 23h desse sábado (26). Os pequenos participaram nos últimos dias 16 e 17 de abril de uma pré-indicação em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, concorrendo a uma bolsa de estudos para os cursos de balé clássico e dança contemporânea na escola.

Em Minas, foram selecionadas dez crianças com idades entre 9 e 17 anos. Os escolhidos vão participar de uma nova seleção, em outubro deste ano, em Joinville, Santa Catarina, onde funciona a escola. Na cidade sulista, os mineiros vão concorrer com dançarinos de vários Estados do Brasil Durante a seleção as crianças são avaliadas em grupos separados por idades e nos quesitos de amplitude, mecânica, flexibilidade, coordenação motora, técnica desenvoltura no palco.

Assista ao multimídia feito com as candidatas

A expectativa para o resultado já é grande tanto para os dançarinos quanto para os pais deles. “Agora que está chegando mais perto eu não estou nem conseguindo dormir direito”, contou a pequena Clara Dias, 12, que participou da seleção em Minas. Os pais ressaltam a importância de apoiar os filhos independente do resultado. “Nós estamos esperançosos de que ela vai passar, mas claro que se ela não conseguir vamos continuar a apoiando para tentar de novo no ano que vem”, disse a mãe da menina Marta Dias, 45.

Há 14 anos professores e coordenadores da Bolshoi visitam vários Estados do Brasil em busca de novos talentos. A escola veio a Governador Valadares a convite da dançarina Tatiana Tassi, que realiza há três anos a semana de dança no município. Foi a segunda vez que houve seleção em Minas.

O número de selecionados, neste ano, em Minas, surpreendeu a coordenadora da escola Marileia Cani. “Foi um número grande de escolhidos e todos tem um grande potencial para serem selecionados também em Joinville”, ressaltou.

Caso sejam escolhidos na cidade sulista, os dançarinos precisam se mudar para Joinville. Para alguns pais, que não podem se mudar com os filhos para a cidade, a solução é mandar os dançarinos para morarem em casas de outras famílias de bailarinos na cidade sulista. Como é comum que os adolescentes irem sozinhos para a cidade, há famílias que abrigam os selecionados turistas.

Sobre a escola

No Brasil a Bolshoi existe desde 2000. Ela segue o modelo da famosa escola de mesmo nome na Rússia. Em Joiville, ela conta atualmente com 300 alunos sendo que 101 são meninos. Os bailarinos são de várias partes do país. Durante os cursos de balé clássico e dança contemporânea, além de técnicas para as danças, os alunos têm aula de partitura, música dueto, onde aprendem apresentações em dupla.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave