DER apreende 24 veículos da empresa Saritur durante operação

Os veículos não tinham condições de segurança para circular; eles faziam linhas que saiam das cidades de Esmeraldas e Ribeirão das Neves e seguiam para Belo Horizonte

iG Minas Gerais | Natália Oliveira |

Vinte e quatro ônibus da empresa Saritur foram apreendidos pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER), nesta sexta-feira (25) por não estarem em condições de segurança para circular.  Os veículos vistoriados são das linhas que saem de Esmeraldas e Ribeirão das Neves, ambas na região metropolitana de Belo Horizonte, e seguem para a capital. A operação foi realizada porque o órgão estava recebendo cerca de 100 reclamações por dia dos usuários sobre os ônibus.

De acordo com o diretor de circulação do DER, João Afonso Baeta Costa Machado, os veículos tinham falha nos itens de segurança como molas quebradas, vazamento de óleo, pneus com vida útil vencida, problemas no elevador para deficiente físico, vidros quebrados e bancos soltos.

“Esses veículos só vão poder rodar depois que os problemas forem solucionados e eles passarem por uma nova vistoria, enquanto isso a empresa tem que colocar outros ônibus para rodar, pois os usuários não podem ficar prejudicados”, enfatizou.

Ainda segundo o diretor, a operação foi realizada no centro da cidade, onde os veículos tem ponto final nas ruas Paraná, Rio Grande do Sul e Tupinambás.  Além disso, os ônibus também foram vistoriados nos bairros Paraguai e São Genaro em Esmeraldas e nos bairros Santa Cecília e Veneza, em Ribeirão das Neves.

Além dos itens de segurança, os fiscais do DER verificaram também a lotação dos veículos e o cumprimento do quadro de horários. Cerca de 25 mil pessoas utilizam esses veículos diariamente. O DER deve realizar outras operações ao longo deste mês para vistoriar outros veículos que fazem linhas em outras cidades.

A empresa Saritur foi procurada pela reportagem de O TEMPO, no entanto, um funcionário da empresa informou que a assessoria de imprensa da Saritur só faz atendimento até às 16h30, além disso ele não conseguiu localizar os diretores da empresa para comentar as apreensões. 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave