Momento feminino, mas fora do lugar-comum

Márcia Charnizon exibe em “No Detalhe de Um Olhar”, série de imagens que retrata a mulher como noiva

iG Minas Gerais | carlos andrei siquara |

Fotógrafa apresenta seleção de imagens que fogem do clichê romântico
Marcia Charnizon
Fotógrafa apresenta seleção de imagens que fogem do clichê romântico

Márcia Charnizon desde quando fotografou o primeiro casamento, há mais de duas décadas, percebeu ser recorrente o fascínio exercido pelas noivas – seja nos convidados da festa ou naquela que veste a roupa e outros específicos ornamentos. O poder daquela figura reverberado em gestos e postura a motivou, assim, a conceber a exposição “No Detalhe de Um Olhar”, inaugurada hoje e em cartaz até domingo no Museu de Arte e Ofícios.

São 38 imagens que captam diferentes instantes, como os minutos antes de se colocar o vestido ou até mesmo a sensação de desconforto quando uma retratada encontra o lugar, onde acontecerá a cerimônia, ainda necessitando de reparos apesar do curto intervalo de tempo. A espontaneidade ali presente, segundo Márcia, é nada mais que fruto da sua reação direta aos elementos que lhe afetam.

“Embora eu dirija bastante a cena, eu fotografo a partir de coisas que me atingem naquele momento. A foto da noiva em que aparecem os funcionários atrás, limpando o vidro surge disso. O casamento dela ia acontecer 24h depois e ela ficou desesperada porque o ambiente em que faríamos a sessão de fotos ainda não estava pronto. Eu disse que se acalmasse, pois aquilo era bacanérrimo, fazia parte da história dela”, exemplifica Márcia Charnizon.

“Eu costumo dizer que tenho muitos pseudoflagrantes, porque, apesar de dirigir a cena, eu deixo o meu olhar ser guiado por tudo aquilo que encontro no caminho”, acrescenta a fotógrafa.

Com trabalhos em outras vertentes, Márcia se consagrou nessa área, especialmente ao evitar os clichês. Em vez do glamour gratuito, ela diz que lhe interessam mais as sutilezas. “Estou interessada, sobretudo, nos dispositivos que autorizam essa mulher a entrar nesse personagem que é a noiva”, conclui.

Serviço. Mostra “No Detalhe de Um Olhar”, de hoje a domingo, das 12h às 18h, no Museu de Arte e Ofícios (praça da estação). Entrada franca.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave