Regina, mulher de Lacerda, será suplente de Anastasia

Primeira-dama de Belo Horizonte ocuparia a segunda suplência na chapa majoritária tucana

iG Minas Gerais | Isabella Lacerda / Larissa Arantes |

Josué Gomes vai abraçar a candidatura se convenção confirmá-la
MARIELA GUIMARAES / O TEMPO
Josué Gomes vai abraçar a candidatura se convenção confirmá-la

A primeira-dama de Belo Horizonte, Regina Lacerda, pode ter seu nome lançado como suplente da vaga ao Senado na chapa do PSDB, que tem o ex-governador Antonio Anastasia como provável candidato.

A possibilidade ganhou ainda mais força depois que o PMDB de Minas Gerais decidiu apoiar o PT nas eleições estaduais e ainda lançar o filho do ex-vice presidente da República José Alencar, Josué Gomes, ao Senado.

O nome da mulher do prefeito da capital, Marcio Lacerda (PSB), passou a ser cogitado desde que o socialista decidiu se manter no comando do Executivo da capital, e não disputar o governo de Minas em outubro. Regina ocuparia a segunda suplência.

A decisão do prefeito de se manter no cargo foi tomada após longa conversa com o senador e presidenciável Aécio Neves (PSDB). Durante o encontro, ocorrido na casa do tucano na capital mineira, o socialista teria discutido a viabilidade de Regina ser a segunda suplente do ex-governador Antonio Anastasia no Senado.

Até o momento, a candidatura de Anastasia ao Senado é dada como certa. Caso o tucano seja mesmo lançado à vaga, a primeira suplência também já está definida: será ocupada pelo ex-secretário de Saúde de Minas Alexandre Silveira.

Ativamente. Desde 2012, quando Lacerda foi reeleito para a prefeitura, sua mulher tem participado de eventos políticos. Ainda durante a campanha municipal, há dois anos, ela esteve à frente de várias agendas eleitorais, chegando a discursar em alguns desses atos. Em todas essas ocasiões, ela falou sobre a área social. No evento de lançamento da candidatura do ex-ministro Pimenta da Veiga (PSDB) ao governo do Estado, ela esteve próxima do candidato durante todo o tempo.

A possibilidade de Regina compor a chapa tucana neste ano é considerada “grande” por lideranças dos partidos aliados. Eles acreditam que houve um acerto entre Lacerda e Aécio durante encontro no início de abril. “Isso tem sido falado, sim, e nos bastidores já é dado como certo. Tem muita força. Apesar de os partidos aliados demonstrarem interesse em indicar um nome para a segunda suplência, o mais provável é que Regina seja a indicada. Seria um espaço para o próprio PSB”, avalia uma liderança próxima a Aécio e Anastasia.

Durante a posse de Alberto Pinto Coelho (PP) como governador, que ocorreu no dia seguinte à reunião entre Lacerda e Aécio, a informação circulou entre os dirigentes partidários, que passaram a apostar na negociação.

Definição. O presidente do PSDB de Minas Gerais, deputado federal Marcus Pestana, elogiou muito o nome de Regina, mas evitou cravar que já esteja certa a composição para o Senado. “É um nome excepcional. Ela tem muita liderança política e tem conteúdo. É preparada para ter excelente desempenho em qualquer cargo que ocupar”, destacou o parlamentar.

De acordo com Pestana, porém, o partido só vai bater o martelo sobre a chapa em junho. “Vamos decidir junto com os aliados”.

Dirigentes do PSB afirmam que Regina é registrada na sigla, apesar de recentemente ela ter negado a renovação da sua filiação. A reportagem não conseguiu localizar a primeira-dama para comentar o assunto.

Perfil

Atuação. Regina é psicóloga e além de consultório próprio, foi voluntária na Associação Municipal de Assistência Social. Regina é casada com Lacerda há mais de 35 anos e possuem três filhos.

Propaganda Ação. O PT protocolou representação no TRE-MG contra o pré-candidato Pimenta da Veiga e o governador Alberto Pinto Coelho por propaganda eleitoral antecipada. Os dois participaram de um encontro com lideranças partidárias na residência oficial do governador. Resposta. O presidente estadual do PSDB, Marcus Pestana, disse que não há irregularidade no ato e chamou o PT de “cara de pau”.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave