Lançamento de guia de mergulho e app

Pensando em atrair cada vez mais turistas, país investe em lançamento de livro e aplicativo para celulares

iG Minas Gerais |

Os brasileiros são os mais importantes turistas de mergulho da Colômbia
Associated Press/Divulgação
Os brasileiros são os mais importantes turistas de mergulho da Colômbia

A Proexport Colômbia, organização governamental com o objetivo de promover o turismo, as exportações e os investimentos da Colômbia, lançou o Guia de Mergulho da Colômbia. “Os brasileiros são os mais importantes turistas de mergulho da Colômbia e estamos cada vez mais interessados no Brasil”, explicou Alizee Charlotte Fraudin, diretora comercial de turismo receptivo da Aviatur.

Para Andres Obregon, diretor do Diving Planet, que esteve no Brasil para apresentar todos os principais destinos de mergulho na Colômbia, tanto no Caribe, quanto no Pacífico, é importante ressaltar as belezas do país. “Temos  Malpelo, San Andrés, Santa Marta, Ilhas do Rosário, em Cartagena, e outros belos destinos”, afirmou. Guia de Mergulho

Desenvolvida pela editora Agenda Del Mar para a Proexport Colômbia, o livro é o primeiro produto sobre mergulho, servindo como uma ferramenta para os grupos profissionais e facilitando a venda de pacotes turísticos para o país. O guia será distribuído, principalmente, nas escolas de mergulho para professores, profissionais e empresários da área. A Proexport Colombia identificou oportunidade para este produto nos seguintes países: Austrália, Alemanha, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Holanda, Reino Unido  Rússia e Suíça. "Com este primeiro guia de mergulho da Colômbia, apresentaremos as experiências únicas que os turistas e amantes do mergulho podem viver em nossos dois oceanos e fornecer aos empregadores uma ferramenta para facilitar a venda de pacotes turísticos para o país em mercados estratégicos para promover este produto, incluindo o Brasil", disse a presidente da Proexport Colômbia, María Claudia Lacouture.

O livro de 224 páginas está disponível em três línguas - Espanhol, Inglês e Português- e contém informações sobre 16 destinos de mergulho nas costas colombianas do Caribe e do Pacífico. Além de dados gerais sobre localização, temperatura, número de habitantes, história e língua, o guia também traz referências sobre os pontos principais de cada destino de mergulho, com comentários sobre 70 pontos de mergulho (46 no Caribe e 24 no Pacífico Colombiano), apresentando informações detalhadas sobre ​​profundidade, visibilidade, tipo de corrente, nível de dificuldade e se é adequado para o mergulho livre. As fotos coloridas e em alta resolução (acompanhadas de textos dos destinos e locais de mergulho) foram doadas por, entre outros, a Fundação Malpelo, a rede nacional de mergulho e outras organizações. Além de imagens, o guia traz mapas das localidades e informações sobre hotéis, hospitais e aeroportos, locais para a pesca, observação de baleias e passeios de barco. Um diretório de informações de contato (telefone, endereço, e-mail e site) de 60 operadoras de mergulho na Colômbia, com certificação internacional, foi inserido no guia, para facilitar o contato dos empresários, instrutores e mergulhadores na hora de planejar a viagem. Testemunhos de instrutores, operadores turísticos e mergulhadores que visitaram e praticaram esporte no destino complementam as informações fornecidas pelo guia.

Aplicativo Mergulho Colômbia (Buceo Colombia)

Juntamente com a publicação, a Proexport Colômbia lança também o app Mergulho Colômbia. O principal objetivo é aumentar a conscientização entre os amantes do mar profundo e da tecnologia. O aplicativo é compatível para smartphones com tecnologia  iOS (Apple) e sistemas operacionais Android, com geo-referenciamento (com acesso à Internet) do Google Maps para 16 destinos, 70 locais de mergulho e 18 operadores/escolas de mergulho em todo o país .

Também disponível em três línguas (inglês, espanhol e português), o aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas respectivas lojas de download com o nome de "Mergulho Colômbia". O app também inclui um diretório de escolas de mergulho e 18.418 prestadores de serviços turísticos (restaurantes e hotéis) diretamente relacionados com o destino, no qual os usuários podem encontrar detalhes de contato com telefone, endereço, e-mail e site. As escolas e os prestadores de serviços turísticos foram selecionados através de uma pesquisa sobre suas atividades ligadas ao produto mergulho. Foram incluídas 413 organizações.

O guia móvel permite aos usuários realizar pesquisas avançadas como a época do ano, os locais de mergulho (alvo, profundidade, tipo de corrente, nível de dificuldade e se ele é adequado para o mergulho livre) e escolas de mergulho. Cada filtro pode ser articulado com o outro, para refinar ainda mais os resultados. A ferramenta dá aos usuários a capacidade de fazer um plano de viagem para os diversos usos, escolas e mergulho na Colômbia, através de um check-in da informação selecionada. O plano de viagem e as imagens podem ser compartilhados no Facebook e no Twitter.

O app traz ainda fotografias coloridas e em alta resolução dos destinos e locais de mergulho, depoimentos de instrutores, operadores turísticos e mergulhadores que visitaram esses locais e as chaves para ser um "mergulhador verde", complementando a experiência do usuário ao navegar o app. A aplicação possui sistemas de gerenciamento de conteúdo que permitem que você atualize, adicione ou modifique o conteúdo em tempo real.

Para mais informações, acesse: www.proexport.com.co

 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave