Demanda por voo doméstico sobe 8,2% em março, diz Abear

Já a oferta no mercado interno sofreu redução de 0 6% no mês passado, na mesma base de comparação, para 9,4 bilhões de ASKs (assentos-quilômetros oferecidos)

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

undefined

A demanda por voos domésticos avançou 8,2% em março deste ano na comparação com o mesmo mês do ano passado, para 7,3 bilhões de RPKs (passageiros-quilômetros transportados), informou nesta quinta-feira, 24, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), com base nos dados de desempenho das empresas associadas. Já a oferta no mercado interno sofreu redução de 0 6% no mês passado, na mesma base de comparação, para 9,4 bilhões de ASKs (assentos-quilômetros oferecidos).

Desta forma, a taxa de ocupação avançou 6,4 pontos porcentuais em março ante o mesmo mês do ano passado, atingindo 77,6%. Segundo o comunicado da Abear, "tal nível de aproveitamento dos voos em março é sem precedente na série histórica". A entidade ressalta que a alta nesse indicador foi generalizada entre todas as associadas da entidade. Ao todo, foram mais de 6,3 milhões os passageiros transportados no mês, elevação de 3,4%.

No acumulado do primeiro trimestre de 2014, a demanda por transporte aéreo no mercado doméstico avançou 8,9%, alcançando 23 bilhões de RPKs. A oferta expandiu-se em ritmo mais lento, de 1,8%, para 29 bilhões de ASKs. De acordo com a Abear, a oferta "permanece disciplinada em razão do cenário de custos elevados que perdura desde 2011". A taxa de ocupação dos voos internos nos três primeiros meses do ano foi de 79,6%, aumento de 5,2 pontos percentuais. O total de passageiros transportados no período, de 19,4 milhões, é 7,3% superior ao de 2013.

Ainda conforme a nota da entidade, os números apontam, neste momento, uma taxa anualizada de crescimento da demanda de 8,1% e para a oferta, uma expansão mais contida, de 2,6%, dentro do esperado.

Em termos de participação de mercado, em março a TAM ficou com 38,9%; Gol, com 36,2%; Azul, 16,5%; e Avianca, 8,4%.

Mercado internacional

No mercado internacional, do qual Gol e TAM respondem pelo total das companhias nacionais, a oferta recuou 8,8% em março, enquanto a demanda expandiu 2%, levando a uma melhora de 8,5 pontos percentuais na taxa de ocupação dos voos (80,1%). Foram 395 mil os passageiros transportados pelas duas companhias no mês passado, número praticamente estável em relação ao mesmo mês de 2013.

Na comparação entre os primeiros trimestres, a oferta caiu 8,6%; já a demanda recuou 0,6%. Conforme a Abear, "a diferença de ritmo proporcionou o efeito perseguido pelas empresas de aumento da ocupação, que subiu 6,4 pontos percentuais, marcando 79,5%". O total de pouco mais de 1,1 milhão passageiros transportados entre janeiro e março deste ano, porém, ficou 4,3% abaixo do mesmo período no ano anterior.  

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave