Ingerir legumes cozidos pode reduzir colesterol LDL

Comer 3/4 de xícara de ervilha, feijão e lentilha diminui, ainda, incidentes cardiovasculares em 5%

iG Minas Gerais | Nicholas Bakalar |

 Ingestão diária de feijão, por exemplo, reduz níveis do colesterol ruim em até 5%
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Ingestão diária de feijão, por exemplo, reduz níveis do colesterol ruim em até 5%

Ao realizar uma análise de experimentos clínicos randomizados, pesquisadores descobriram que a ingestão de 130 gramas – aproximadamente três quartos de xícara – de legumes cozidos ao dia reduziu os níveis de colesterol LDL em aproximadamente 5% em comparação com dietas semelhantes sem esses alimentos. Esse grau de redução sugere que ataques cardíacos e outros incidentes cardiovasculares importantes tenham diminuído de 5% a 6%, escreveram os pesquisadores. A análise foi publicada no periódico “The Canadian Medical Association Journal” e inclui 26 experimentos envolvendo 1.037 voluntários com idade média de 51 anos. Os acompanhamentos tiveram duração média de seis semanas.

Os experimentos não descobriram efeitos da ingestão de legumes sobre outros indicadores de risco cardiovascular como apolipoproteína B e colesterol não-HDL (colesterol total menos HDL ou colesterol bom).

O Dr. John L. Sievenpiper, um dos autores do estudo do Hospital de St. Michael de Toronto, afirmou que a dieta comum inclui menos de 28 gramas de legumes ao dia. “Isso precisa ser pensado como mais uma forma de baixar o colesterol”, afirmou.

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