TV de dia reduz sono à noite

Pesquisa diz que pequenos perdem até 31 minutos de horas dormidas e que meninos sofrem mais

iG Minas Gerais |

Conclusões. Segundo estudo, cada hora adicional de televisão durante o dia nas crianças reduz sono noturno em até 7 minutos
STOCKXPERTS.
Conclusões. Segundo estudo, cada hora adicional de televisão durante o dia nas crianças reduz sono noturno em até 7 minutos

Um estudo realizado com 1.860 crianças, entre 6 meses e 8 anos, estabeleceu uma pequena relação entre as horas em frente à televisão com a diminuição das horas de sono. O relatório, realizado por cientistas do MassGeneral Hospital, foi feito em conjunto com a escola de saúde pública de Havard.  

Durante a pesquisa, crianças e suas mães foram incluídas no Projeto Viva, que copilou dados desde a gravidez até após o nascimento. Foram analisadas as informações fornecidas pelas mães desde os 6 meses até os próximos 7 anos de vida. O estudo avaliou quanto tempo as crianças ficavam em frente à televisão.

Os pais relataram a média de tempo que as crianças assistiam à TV diariamente e o tempo de sono diário. Eles também informavam se as crianças (no caso as de faixa etária entre 4 e 7 anos) dormiam em quarto com ou sem televisão. Foram usados modelos de efeitos mistos para avaliar as associações da exposição à TV com o sono e realizados ajustes para a idade da criança, sexo, raça/etnia, escolaridade materna e renda mensal.

Resultados. Conforme os pesquisadores, quanto mais velha a criança fica – considerando a faixa etária dos 4 aos 7 anos – mais ela quer dormir em um quarto que tenha TV, fazendo com que as horas de sono diário sejam cada vez mais extensas.

Dos 6 meses aos 7 anos, a média da duração do sono diminuiu de 12,2 para 9,8 horas por dia. A visualização de TV aumentou de 0,9 para 1,6 horas por dia.

Aos 4 anos, 17% das crianças tinham uma televisão no quarto, subindo para 23% aos 7 anos. Do total de entrevistados, 643 (35%) faziam parte de minoria racial/étnica.

Cada hora adicional de TV, durante o dia, reduziria em até sete minutos o tempo de sono perdido durante a noite. Os cientistas também perceberam que esses efeitos eram ainda mais marcantes nos meninos. Entre as crianças do estudo, a diferença da TV no quarto reduziu em até 31 minutos o tempo total de sono na parte da noite.

O estudo concluiu que há uma influência negativa da TV e da presença de televisão no quarto sobre a duração do sono até cerca dos sete anos de idade. E que subgrupos de crianças mais jovens, particularmente em minorias raciais/étnicas, podem ser mais vulneráveis aos efeitos da TV sobre o sono. É durante o sono que o organismo produz alguns hormônios. Entre eles, o mais importante é o do crescimento (growth hormone), o GH, secretado no primeiro terço da noite.

Alerta

Recomendação. Para a Academia Americana de Pediatria, crianças menores de 5 anos devem ter menos de duas horas de televisão (incluindo TV, DVD, jogos no computador ou vídeo game) por dia.

Dicas Controlar a ingestão de líquidos antes de os pequenos se deitarem; Alimentos ricos em cafeína, como chocolate, chá preto, chá-mate, café e refrigerantes devem ser evitados à noite, pois são estimulantes; Ao invés de cansar as crianças com atividades que exigem energia, incentive-as a fazer algo relaxante antes de dormir, como ler ou ouvir uma música suave. Chá de camomila ou um copo de leite morno podem ajudar os pequenos a dormirem melhor. Desligue a televisão e o computador pelo menos uma hora antes das crianças se deitarem. Cada fase da vida requer uma quantidade de sono. Os recém-nascidos dormem de dez a 18 horas por dia, enquanto as crianças de até cinco anos, de dez a 12 horas.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave