Para garantir sabor e textura, McDonald's põe açúcar nas batatinhas
Em documento sobre ingredientes que usa em seus produtos, atualizado nesta semana, empresa mostra alguns segredinhos, como itens do molho do Big Mac
Vez ou outra, teorias sobre os alimentos do McDonald's surgem, discutindo como a empresa consegue aspecto e sabor dos produtos - reproduzidos fielmente em várias partes do mundo.
Nesta semana, a rede de hambúrgueres no Canadá atualizou um documento aberto, onde detalha os itens presentes no menu e revelou que coloca até açúcar para garantir as famosas batatinhas fritas - ou seja, nelas há dextrose, açúcar aplicado antes da fritura, derivado do milho, com objetivo de repor a perda natural do item durante a fervura inicial. A ideia do texto é garantir transparência e facilitar a vida de quem tem algum tipo de alergia.
Anteriormente, em um fórum iniciado em 2012 (e que permanece online), a empresa já havia respondido algumas questões polêmicas sobre as fritas. Ela afirmou, por exemplo, que as batatas são colocadas apenas por três minutos e em óleo 100% vegetal, e que não são adicionados conservantes para evitar que elas estraguem. "Na verdade, não tem nada a ver com a nossa forma de prepará-las, mas sim com uma ocorrência natural de quando o alimento se mantém seco. Assim, não há umidade suficiente para ele estragar", garantiram. No Canadá, as variedades Russet Burbank e Shepody do vegetal são as únicas usadas. Veja outros subitens que aparecem no menu do Mc'Donald's Canadá: Carne do McChicken: além ddo peito do frango, são usadas partes da coxa. Molho do Big Mac: alho em pó e páprica. Fatia de bacon: além de bacon, são usados itens como açúcar e aroma de fumo. Nuggets: extrato natural de alecrim. Muffin english: cevada Morangos: morangos e farinha de konjac, um tubérculo. Suco de Manga com Abacaxi: além das duas frutas, leva pera e uva.