Mercedes e Audi de olho em nicho da BMW

Rivais alemãs apresentam, em motor show chinês, conceitos que, se entrarem em produção, vão encarar o crossover X6

iG Minas Gerais | Da redação |

Mercedes-Benz Concept Coupé SUV está no Salão de Pequim
dpp-AutoReporter/Divulgação
Mercedes-Benz Concept Coupé SUV está no Salão de Pequim

Audi e Mercedes-Benz estão de olho em um nicho onde, até então, a BMW reina sozinha, o dos SUV cupê. As duas apresentaram no Salão de Pequim, na China, conceitos que apontam futuros crossovers.

Na Mercedes, chama a atenção do Concept Coupé SUV, que tem linhas que se assemelham bastante às do BMW X6, mas com faróis que remetem ao Classe A. A dianteira é marcada por grandes entradas de ar no para-choque e uma destacada grade com um friso horizontal que se liga à estrela de três pontas de seu logotipo. Na traseira, as lanternas formam uma única peça, que corre a carroceria de uma ponta à outra e são iluminadas por LEDs.

Sob o capô, o carro recebe um motor 3.0 biturbo V6 com 333 cv de potência e 48,84 kgfm de torque. Completa o trem de força uma transmissão automática de nove velocidades e tração integral. Sua versão de produção tem previsão de lançamento já para o ano que vem e o novo modelo será construído sobre a mesma plataforma do ML. A Mercedes não revelou outras especificações, mas é de se esperar um vasto recheio tecnológico.

Ja a Audi tem como atração o TT Offroad, que tem linhas bem parecidas com a de outro conceito recente da Audi, o Allroad Shooting Brake. A parte mecânica do conceito é híbrida. Ela traz um motor 2.0 TSFI que trabalha em conjunto com dois propulsores elétricos. Somados, a potência chega a 408 cv e 66,3 kgfm de torque. De acordo com a Audi, o TT Offroad atinge os 100 km/h em 5,2 segundos. A autonomia no modo elétrico chega a 50 km e o ciclo combinado é de impressionantes 52,3 km/l.