Centro Cultural UFMG celebra 25 anos

Espaço cultural realiza programação especial durante oito dias com atividades que envolvem artes visuais, música e debates

iG Minas Gerais | Vinícius Lacerda |

Reprodução
undefined

Foi em meados de 1906 que o edifício Alcindo da Silva Vieira foi construído no centro de Belo Horizonte. Quase oito décadas depois o prédio tornou-se sede do Centro Cultural da UFMG, espaço que exibe e incentiva manifestações e pesquisas na área artística. Neste ano, a entidade celebra 25 anos com uma programação especial que segue até o dia 30 de abril.

Para celebrar esse um quarto de século, serão realizadas cerca de 40 atividades, que compõem uma programação especial nomeada Experiência da Arte e Vivência Estética. “Nossa ideia foi montar uma programação que retrate o papel do centro e o trabalho realizado”, afirma o vice-diretor do espaço, Marcos Queiroz.

Para transformar esse objetivo em um escopo de atividades, a diretoria uniu projetos antigos e atuais a anúncios de novidades. Assim surgiu a extensa programação, que inclui exposições, mostra de filmes, intervenções na rua, saraus, oficinas e apresentações musicais.

Nesta quarta, por exemplo, acontece a abertura da mostra “Impressos no Museu”, às 19h, além da apresentação, que mistura a música e poesia, de Paulo Mourão, “Lua Vermelha”. Para mostrar um pouco da trajetória do espaço, será realizado uma edição do antigo projeto BarÔmetro, que promove debates entre ciência e cultura. Paralelamente, será lançado o projeto DiverCidades. “Nossa objetivo é fazer um grande evento que reúna manifestações culturais de cidades mineiras, desde artesanato e danças tradicionais até culinária”, diz Queiroz.

O extenso programa conta também com apresentações musicais, como a da cantora Titane, que ressalta a importância do Centro Cultural da UFMG como fomentador dos artistas da capital mineira. “Por meio de editais, é realizado um apoio muito importante para artistas. Além disso, eles cedem salas e espaço para guardar instrumentos. E isso faz uma diferença enorme na produção de um trabalho, período em que é bem difícil conseguir financiamentos”, comenta a cantora, que irá apresentar seu trabalho “Titane e o Campo das Vertentes” no próximo sábado, às 21h.

A programação completa está disponível no site www.centrocultural.ufmg.br

  • Agenda
  • O quê. 25 Anos de CCult UFMG
  • Quando. Até o dia 30 de abril
  • Onde. Centro Cultural da UFMG (avenida Santos Dumont, 174, centro)
  • Quando. Entrada gratuita
  • Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave