Metrô vai circular com quatro vagões a mais nesta quarta-feira

Capacidade será aumentada no horário de pico da manhã e 1.000 novos lugares serão colocados à disposição

iG Minas Gerais | Da redação |

O metrô de Belo Horizonte vai contar com 1.000 lugares a mais no horário de pico da manhã a partir desta quarta-feira (23). Um trem acoplado fará com que a composição circule com oito vagões, quatro a mais do que o convencional.

Serão realizadas duas viagens diárias com o trem acoplado, uma em cada sentido, na parte da manhã. O objetivo é aumentar, gradativamente, o número de composições duplas, visando oferecer mais lugares aos usuários no horário de maior movimentação do sistema.

Na expectativa de ampliar o atendimento aos passageiros, a CBTU adquiriu 10 novos trens que representaram um investimento total de R$ 171,9 milhões. As primeiras composições começam a chegar no 2º semestre de 2014 e poderão ampliar em cerca de 50% a capacidade de atendimento do sistema. As novas composições também poderão ser acopladas ou utilizadas individualmente, de acordo com a necessidade do metrô.

A nova forma de circulação já estava passando por testes dinâmicos e estáticos de viabilidade desde o ano passado.

Durante a fase de avaliação, o metrô promoveu a checagem, manutenção, revisão e adaptações dos sistemas operacionais, para garantir o pleno funcionamento da composição. A preparação também incluiu o treinamento de maquinistas, controladores de tráfego, profissionais de estação e seguranças que estão aptos para colocar o trem acoplado em circulação. 

 

Leia tudo sobre: metrôtremacopladomais lugares