Natureza exuberante

Vila Velha: ecoturismo, história e esportes radicais convivem em total harmonia na cidade que está a apenas 15 minutos da capital capixaba.

iG Minas Gerais |

O Morro do Penedo é um dos principais cenários que encantam turistas e visitantes
André Vaz/divulgação
O Morro do Penedo é um dos principais cenários que encantam turistas e visitantes

O Quality Suites Vila Velha, empreendimento administrado pela Atlantica Hotels, é o ponto de partida para aproveitar as várias unidades de conservação ambiental presentes em Vila Velha. Em plena área urbana e com 140 hectares, o parque municipal da Manteigueira, remanescente da Mata Atlântica, possui uma fauna bastante diversificada e belas paisagens. Seu ponto mais alto, com 80 m de altura, é o morro que leva o nome do parque – onde, por meio de uma plataforma de observação, podem ser apreciadas a entrada da baía de Vitória e a desembocadura do rio Aribiri.

A reserva ecológica de Jacarenema, cortada pelo rio Jacu, é ideal para passear de barco ou pescar, além de concentrar ricas espécies de animais e plantas. A desembocadura do rio no mar provoca uma pequena, mas interessante pororoca. O local caracteriza-se pelas belas e bucólicas paisagens, assim como históricas ruínas jesuíticas datadas de 1551. O que não pode deixar de ser visto é o belo espetáculo proporcionado pela revoada das garças em todos os fins de tarde.

Com seus mais de 160 m de altura, o Morro do Moreno é um importante local de preservação ecológica, sendo um dos locais mais visitados de Vila Velha. Do alto do morro é possível avistar a praia da Costa e a ilha de Vitória, e até saltar de asa-delta. Imenso rochedo de granito, com cerca de 165 m  de altura, o Morro do Penedo é um dos mais bonitos cenários da baía de Vitória. Numa das suas encostas, resistem antigos e pesados elos de ferro que faziam parte de uma corrente que chegava até o Forte de São João, situado na margem oposta para evitar a entrada de navios corsários. Outro elemento curioso é um escudo esculpido pelo cientista canadense Charles Frederick Hartt, em 1867, para marcar a altura da maré, um recorde nunca mais alcançado. Com aproximadamente 20 hectares, o Parque do Morro do Penedo é um importante marco histórico do estado do Espírito Santo.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave