Invencibilidade questionável

Nos últimos seis jogos, Galo venceu só um; duplo 0 a 0 nas finais do Mineiro deu título ao rival

iG Minas Gerais | Thiago Nogueira |

Opção. Paulo Autuori não escondeu, quando chegou ao Atlético, que sua prioridade era organizar o sistema defensivo do time
Douglas Magno / O Tempo
Opção. Paulo Autuori não escondeu, quando chegou ao Atlético, que sua prioridade era organizar o sistema defensivo do time

O Atlético do técnico Paulo Autuori não perde há 18 partidas. Mas a quantidade de vitórias e empates é parecida, o que tem deixado o torcedor com um pé atrás. São dez triunfos e oito placares de igualdade dentro desse período de invencibilidade.

Considerando apenas os últimos seis jogos, são cinco empates, três gols marcados e apenas a vitória por 1 a 0 sobre o Zamora-VEN. Por causa da falta de vitórias, a equipe alvinegra viu o rival Cruzeiro – com melhor campanha na primeira fase – conquistar o Campeonato Mineiro com dois 0 a 0.

Embora invicto na Libertadores, o Galo foi – ao lado do Unión Española, do Chile – a equipe classificada para as oitavas de final o maior número de empates: três. No último domingo, o Atlético começou o Campeonato Brasileiro com o empate sem gols diante do Corinthians, em Uberlândia.

Por conta disso, a pontaria descalibrada do time virou um dos assuntos mais discutidos no vestiário após o jogo. “Foi a primeira coisa que falei com os jogadores, especialmente com o Tardelli e o Fernandinho, que estiveram envolvidos nos lances mais claros: não podem colocar em dúvida todo o potencial, de tudo aquilo de bom que o time conseguiu na temporada passada. As coisas vão acontecer com naturalidade. Tenho certeza que essa equipe será competitiva”, garantiu o técnico Autuori.

Comparativo. O Atlético de 2014 convive com a sombra da equipe que encantou a América no ano passado. Embora boa parte do elenco tenha se mantido, o time perdeu peças de reposição, principalmente por causa de lesões.

Do técnico Cuca para Paulo Autuori, o time mudou sua forma de jogar, deixando se ser uma equipe “franco-atiradora”, que fazia muitos gols e levava outros, para um time mais preocupado com a defesa.

Levando-se em consideração os 22 primeiros jogos de Paulo Autuori no comando da equipe, o Galo conquistou 11 vitórias, empatou nove vezes e perdeu apenas duas partidas. Nesse mesmo período no ano passado, a equipe tinha vencido 19 jogos e perdido três duelos, sem empatar seque um jogo.

Cobranças

“Me cobro muito, mas uma hora alguém vai pagar o pato. O importante é voltar a jogar bem, fazer gols. A cobrança está forte, mas tenho certeza de que, com tranquilidade, personalidade e encarnando o espírito da Libertadores, vamos conseguir.”

Diego Tardelli, Atacante do Atlético

Decifrando...

18 jogos de invencibilidade tem o Atlético, sendo dez vitórias 8 empates conquistados, sendo cinco nos últimos seis jogos

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave