Pesquisadores descobrem nova falha de segurança no WhatsApp

Segundo a pesquisa, é bastante fácil para um hacker descobrir a localização da pessoa quando ela compartilha o dado com algum amigo

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Pesquisadores da Universidade de New Haven descobriram uma falha de segurança no aplicativo WhatsApp. Após estudos eles perceberam que invasores podem descobrir facilmente a localização de um usuário sempre que ele compartilha com um amigo o local onde está.

Ainda conforme os pesquisadores, o problema acontece porque o aplicativo usa o sistema de localização do Google Maps, fazendo uso de imagens do mapa do Google para compartilhar a posição de seus usuários no espaço. O problema é que o WhatsApp faz essa transmissão de maneira desprotegida, sem um certificado de segurança.

Com isso, fica fácil para um hacker que está vigiando a rede conseguir essas informações, sem nem ao menos precisar utilizar o aplicativo.

Reincidente

O problema maior é que esta não é a primeira vez que especialistas detectam falhas de segurança no aplicativo móvel. Em março, um grupo de segurança holandês descobriu que era possível um invasor acessar o histórico de conversas dos usuários do Whatsapp com muita facilidade.

A empresa holandesa Double Think informou que o problema permitiria a outros aplicativos acessar livremente o histórico de mensagens dos usuários do sistema operacional Android. Isso só era possível porque a base de dados do WhatsApp é salva em no cartão SD, que, com a autorização do usuário, pode ser lida por qualquer aplicativo para Android.

Leia tudo sobre: FALHASEGURANÇAWHATSAPP