Partido nasceu como opositor

iG Minas Gerais |

Nascido como Esquerda Democrática, o PSB tem histórico de oposição desde a década de 1940, durante o governo de Getúlio Vargas, até a ditadura militar.

No Estado Novo de Vargas, a Esquerda Democrática, que se tornou Partido Socialista Brasileiro, tinha como objetivo combinar as transformações sociais com ampla liberdade civil e política. O eixo base era: o socialismo construído de forma gradual e legal.

Na década de 1960, o PSB se opôs ao governo militar e apoiou o presidente deposto pelo regime, João Goulart. Assim como outras siglas, o PSB teve seu registro cassado pelo regime militar.

Após o período de redemocratização do Brasil, um grupo de estudantes e de professores universitários procurou antigas figuras da sigla para refundar o PSB, que adquiriu o registro definitivo em 1987.

Assim como o PT, o PSB lutou por bandeiras trabalhistas e consideradas esquerdistas, como  a reforma agrária, a socialização do ensino e da saúde pública, o direito de realizar greve, a liberdade sindical e a jornada máxima de 40 horas semanais. Um dos principais nomes da segunda fase do PSB foi Miguel Arraes, avô de Eduardo Campos. (GR)

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave