Katiuscia Canoro diverte e faz crítica social com Umbelina no “Zorra Total”

iG Minas Gerais |

Katiuscia Canoro, como Lady Kate, seu grande sucesso
TV Globo / Frederico Rozario
Katiuscia Canoro, como Lady Kate, seu grande sucesso

SÃO PAULO. Depois de emplacar personagens de sucesso, como Lady Kate e Kate Lúcia, a atriz Katiuscia Canoro volta a divertir quem assiste ao “Zorra Total” (Globo), agora como a assistente social Umbelina. “Criei essa personagem em 2004 para fazer parte de alguns shows de humor e peças de teatro. Mas só agora veio o momento de colocá-la na TV para que um público maior a conhecesse”, diz a atriz. 

Responsável por abrir o “Zorra Total”, Umbelina ficou famosa pelo jeito irônico com que trata os moradores do quadro “Zorra City”, que vão à prefeitura pedir melhorias em seus bairros. Além disso, a personagem ficou marcada por bordões como “eu amo os pobres” e “vocês são gente quase como que nem a gente”. “Ela é mais pesada e ácida no teatro. Na TV, há algumas limitações e coisas que ela não poderia falar, pois corre o risco de as pessoas não entenderem. Também tem crianças nos assistindo”, comenta Katiuscia. “Mesmo pegando leve, tem gente que a interpreta de forma errada”, complementa a atriz, referindo-se ao fato de Umbelina ter incomodado assistentes sociais.

A atriz diz ter recebido críticas de profissionais da área sobre o jeito como a personagem mostra a assistência social. “Dizem que estou representando mal a classe. Mas a ideia é que a Umbelina diga que os problemas sociais são muitos e que as pessoas humildes não conseguem lutar pelos seus direitos, o que de fato acontece no nosso país”, rebate.

Comemorando 20 anos de carreira como atriz, Katiuscia conta que tem prazer em viver mais uma personagem diferente na TV. Aliás, a transformação no visual e no gestual são marcas registradas da atriz. “Minhas personagens nascem pequenas, com poucas expressões e, do nada, ganham corpo, voz, pensamento, personalidade”. No “Zorra Total”, a personagem interpreta ainda o sapeca Beiradinha.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave