Romance premiado de Donna Tartt será publicado no Brasil em setembro

Autora norte-americana venceu o Pulitzer com “The Goldfinch”

iG Minas Gerais |

 Donna Tartt publicou três livros e já é celebrada pela crítica
Gino Domenico / AP
Donna Tartt publicou três livros e já é celebrada pela crítica

A escritora norte-americana Donna Tartt venceu o prêmio Pulitzer de ficção com “The Goldfinch”, seu romance mais recente publicado em outubro de 2013. Os vencedores foram anunciados nesta semana pela Universidade de Columbia. O livro será publicado no Brasil em setembro, pela editora Companhia das Letras, com tradução de Sara Grünhagen. São Paulo.

De acordo com a organização do prêmio, o livro é “um romance de formação maravilhosamente escrito, com personagens requintados” e que “estimula a mente e toca o coração”.

Celebrado pela crítica internacional na época de seu lançamento, “The Goldfinch” é apenas o terceiro romance de Tartt, mas mesmo assim era aguardado como uma dos principais publicações de 2013. O livro narra a vida de Theo Decker após um acidente que matou sua mãe. Decker cresce órfão, é atraído para o mundo das artes e acaba trabalhando numa loja de antiguidades.

Os outros livros da autora,“A História Secreta” e “O Amigo de Infância”, ambos publicados no Brasil pela Companhia das Letras, foram, igualmente, sucesso de público e crítica.

Mais categorias. O prêmio de “poesia” foi concedido a Vijay Seshadri, poeta de origem indiana. Megan Marshall levou a categoria “biografia” com a história de Margaret Fuller (1810-1850), intelectual que balançou a elite da Nova Inglaterra no século XIX.

O Pulitzer é um dos mais importantes prêmios das letras norte-americanas, e o mais relevante do jornalismo mundial. Mais de 2500 trabalhos são inscritos nas 21 categorias.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave