Super Ténéré está sempre sob controle

Modelo da Yamaha é renovado lá fora e tem como destaques o controle de tração e a suspensão eletronicamente ajustável

iG Minas Gerais | Carlo Valente e Márcio Maio |

A frente é agressiva, reforçada pela presença de faróis auxiliares e novos protetores para as mãos e espelhos retrovisores
Yamaha/divulgação
A frente é agressiva, reforçada pela presença de faróis auxiliares e novos protetores para as mãos e espelhos retrovisores

A nova Yamaha XT 1200 ZE Super Ténéré é uma verdadeira evolução da espécie. O renovado modelo – que ainda não está à venda no Brasil – trouxe atualizações que são, de fato, significativas. E sua principal inovação é o sistema eletrônico de ajuste de suspensão, além de melhorias no motor, como, por exemplo, a configuração do D-MODE e o controle de cruzeiro. Destaque ainda para o novo para-brisa ajustável e a tela de instrumentação em LCD.

O motor, de 1.199 cc, atinge 112 cv a 7.250 rpm e 11,9 kgfm de torque máximo a 6.000 rpm. O acréscimo de 2 cv de potência foi alcançado graças a uma série de mudanças que afetaram motor, consumo, válvulas de escape e um remapeamento completo.

Como anda

Testamos o modelo na Costa Amalfitana, na Itália, de Sorrento para Amalfi, via Positano e indo até o Monte Faito. Ou seja, um trajeto cheio de curvas e com trechos urbanos de transito mais movimentado.

Mesmo com mudanças abruptas de direção, a motocicleta transmitiu o máximo de segurança em todo o percurso. São muitos os recursos que o XT 1200 ZE oferece para facilitar o piloto, como o controle de velocidade de cruzeiro, o novo para-brisa ajustável em quatro posições e seu principal destaque: o controle de tração e a suspensão eletronicamente ajustável.

O novo sistema é controlado por um botão rotativo no guidão e permite ao motociclista escolher entre quatro vias de pré-carga da mola ajustável – bagagem e piloto, piloto, passageiro e piloto e piloto, bagagem e passageiro – e três configurações do sistema hidráulico – hard, padrão e soft. Com isso, são 12 opções principais. Há ainda a possibilidade de alterná-lo entre sete pisos, o que eleva esse total para 84 ajustes. E são extremamente precisos e acessíveis, com um controle simples e fácil de operar.

Leia tudo sobre: YamahaXT 1200 ZE Super Ténérémotobig trail