‘Terceiro tempo’ será na Fan Fest

Após os jogos no Mineirão, torcedor terá a opção de ir ao Expominas em ônibus especiais

iG Minas Gerais | Thiago Nogueira |

Em 2010. Na Copa da África, praça da Estação recebeu uma das Fan Fests de BH
Pedro Silveira / O Tempo
Em 2010. Na Copa da África, praça da Estação recebeu uma das Fan Fests de BH

Durante a Copa do Mundo, fim de jogo no Mineirão não significa fim da festa. De lá, o torcedor poderá embarcar em uma linha de ônibus especial e seguir diretamente para a Fan Fest, o evento oficial da Fifa, que será montada no Expominas, região Oeste da capital.

A ligação Mineirão-Fan Fest faz parte do planejamento da prefeitura e da BHTrans para os Terminais Copa, pontos de embarque e desembarque exclusivos para torcedores portadores ingressos.

Linhas diretas de ônibus vão ligar diferentes pontos da cidade e o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, ao estádio. No ano passado, o serviço foi testado na Copa das Confederações e foi utilizado por mais de 28 mil pessoas. Na Copa do Mundo, a expectativa é que esse número chegue a 40 mil.

O serviço, com operação integrada ao metrô e ao Move (nome dado ao BRT da capital), terá detalhes divulgados nos próximos dias. Já se sabe que a passagem será cobrada, diferentemente do que aconteceu no ano passado. Embora a Fifa sugira a gratuidade, os governos locais decidiram não arcar com as despesas.

A Fan Fest, por sua vez, terá entrada gratuita – não será solicitado nem a troca por alimentos não perecíveis. O Expominas, com capacidade para 21 mil pessoas e 2.020 vagas de estacionamento, foi escolhido por ser um espaço indoor, o que não atrapalharia o trânsito, como aconteceria na praça da Estação, no centro.

Todas as 64 partidas do Mundial serão transmitidas por telões. Depois dos jogos, atrações musicais se apresentam. Em BH, alguns nomes já estão confirmado: Skank, César Menotti & Fabiano, MC Sapão e Arlindo Cruz.

Povos. A Fan Fest é pensada para ser um local para o encontro de torcedores de diferentes nações. Para auxílio ao turista, será instalada a chamada Embaixada dos Fans, um espaço onde os países com representação, ou não, na capital poderão prestar informações.

Segundo o secretário municipal extraordinário da Copa, Camillo Fraga, um espaço no pavilhão do Expominas será montado para receber até seis embaixadas. Até meados de maio, as representações diplomática interessadas devem procurar a prefeitura. A Fan Fest também terá uma área reservada para atender, principalmente, aos profissionais não-credenciados para a competição.  

Valcke volta para resolver pendências São Paulo. O secretário geral da Fifa, Jérôme Valcke, retorna ao Brasil na semana que vem para visitar quatro sedes da Copa. O dirigente estará em São Paulo, Curitiba, Cuiabá e Fortaleza, de 22 a 24 de abril, acompanhado do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e dos membros do Comitê Organizador Local (COL), os ex-jogadores Bebeto e Ronaldo. Valcke se reunirá com representantes das sedes e visitará o Itaquerão, a Arena da Baixada, a Arena Pantanal e o Aterro de Iracema, local da Fan Fest em Fortaleza. No Rio, ele participa de reunião de diretoria do COL.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave