Caged aponta pior índice desde 1999

iG Minas Gerais |

Brasília. O saldo da geração de empregos formais em março deste ano foi de 13.117 vagas, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nessa quinta pelo Ministério do Trabalho. O número é o resultado da diferença entre 1.767.969 contrações e 1.754.852 demissões. “Foi o pior resultado para março desde 1999”, afirmou o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias.  

Apesar da baixa, o ministro disse que está mantida a previsão de geração de 1,5 milhão de vagas formais até o final do ano. O resultado de março ficou abaixo da expectativa do mercado.

O economista sênior do banco Besi Brasil, Flávio Serrano, afirmou que o desempenho de março reforça que o mercado de trabalho está se acomodando e já sofre os efeitos da trajetória de alta da Selic e do desaquecimento da economia. “O resultado foi bem fraco. Finalmente começamos a ver alguns efeitos da política monetária contracionista e da desaceleração econômica no mercado de trabalho”, explicou. “Não acho que a taxa de desemprego suba rapidamente”, completou.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave