Passos pode ter lei que vai multar quem não ajudar a combater dengue

Proposta já é analisada devido a dificuldade de agentes de saúde; município já apresenta 3.204 notificações e 534 casos confirmados

iG Minas Gerais | Da redação |

Imagens aéreas mostram imóveis com focos do mosquito da dengue em Passos
reprodução eptv
Imagens aéreas mostram imóveis com focos do mosquito da dengue em Passos

Moradores de Passos, no Sul de Minas, que não cuidarem da limpeza dos focos de dengue em casa poderão ser multados. Segundo o Departamento de Zoonoses, já está em tramitação um projeto que pretende punir os moradores.

"A maior estratégia que a gente está em trâmite é o poder da multa, através de decreto ou projeto de lei, porque não tem jeito, a gente encontra muita dificuldades, pessoas que não querem limpar os quintais, caixas d´água", diz o diretor do departamento, Oswaldo Ratis Júnior.

Para conseguir ter acesso a imóveis fechados, que os agentes não têm acesso, a prefeitura tem feito imagens aéreas dos locais. Em todos eles, foram encontrados focos do mosquito da dengue.

Para evitar que o surto se espalhe ainda mais, começou na última terça-feira (15) uma série de mutirões que vão até o fim do mês e pretendem eliminar o maior número possível de focos da dengue. Os trabalhos começaram pelo bairro Bela Vista, que registra o maior número de notificações. A missão dos 110 agentes é retirar todo tipo de entulho e objetos que podem servir de criadouro para o mosquito da dengue. O morador que não ajuda na limpeza é notificado.

O fumacê está sendo aplicado em todas as áreas visitadas, inclusive no cemitério. Estudantes também estão indo às ruas para orientar os adultos.

Até o momento, na cidade, são 3.204 notificações e 534 casos confirmados de dengue. A Secretaria de Saúde já confirmou duas mortes pela doença e outras duas estão sendo investigadas. Em outras cidades do Sul de Minas, a situação também preocupa. Em Campo Belo, já são mais de 1.400 casos confirmados, número 65% maior do que em 2013. Uma morte pela doença já foi registrada no município.

Em Cana Verde, já são 53 casos de dengue. Em 2013, o município não havia registrado nenhum caso. Em Lavras, 215 casos já foram confirmados em 2014, número 12% maior do que em 2013.

A Procuradoria do Município de Passos está analisando o novo projeto de lei. Se for aprovado, as multas poderão ser pagas com trabalho social ou dinheiro.

Leia tudo sobre: passoscombatedengueministério da saúdemulta