Fé e devoção cristã na Semana Santa

Atividades religiosas como missas e procissões estão previstas para acontecer em diversas paróquias da cidade

iG Minas Gerais |

Encenação. Um dos eventos mais tradicionais é o teatro da paixão de Cristo, que acontece há mais de 30 anos no Espaço Popular de Contagem
Cleyton Fagundes
Encenação. Um dos eventos mais tradicionais é o teatro da paixão de Cristo, que acontece há mais de 30 anos no Espaço Popular de Contagem

O Domingo de Ramos, que foi comemorado no último domingo (13), abriu solenemente a Semana Santa para os católicos, com a lembrança das palmas e da paixão de Cristo. Neste período, várias celebrações são realizadas, relembrando os passos de Cristo até suas crucificação e ressurreição. Para promover a reflexão e a reconciliação com Deus, fiéis do mundo inteiro celebram a semana com procissões e missas.

Em Contagem, as celebrações já se tornaram tradicionais e, até o próximo domingo (20), as paróquias da cidade desenvolvem inúmeras atividades.

Cada dia da Semana Santa faz referência a um acontecimento diferente da vida de Cristo. Na quinta-feira santa, Jesus lava os pés dos discípulos antes da última Santa Ceia. A Sexta-Feira da Paixão é o dia em que Jesus passa pelo calvário, é crucificado e morto. Nesse dia, não se celebra missa. No Sábado de Aleluia, também tido como o dia da espera, a Igreja Católica aconselha que os fiéis passem o dia em meditação. O domingo de Páscoa é o ápice do ano litúrgico. É o dia em que, seguindo os preceitos católicos, Jesus ressuscitou e encheu a humanidade de esperança e vida em eterna. Esse é o dia mais importante para a fé cristã, pois, de acordo com os católicos, é quando Jesus vence a morte para mostrar o valor da vida. A data é estendida por mais 50 dias até o Domingo de Pentecostes.

Programação

Além das missas e procissões, algumas paróquias também encenam a Paixão de Cristo. Neste ano, os espetáculos poderão ser contemplados na sexta-feira (18), nos seguintes locais:

Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Miguel (Durval de Barros): encenação da Paixão de Cristo, às 20h30.

Paróquia Divino Espírito Santo (Jardim Laguna): encenação e procissão do Senhor Morto na comunidade Virgem dos Pobres, às 19h.

Paróquia Nossa Senhora da Glória (Eldorado): teatro bíblico, Sermão das Sete Palavras e Procissão do Enterro, ás 19h.

 Paróquia Jesus Operário (Petrolândia): teatro da Paixão na Comunidade Petrolândia, às 18h30.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave