Mineiros criam 'fantasy game' para observar desempenho de deputados

O Política Esporte Clube funciona como o já consagrado Cartola FC, mas utiliza políticos para criar uma pontuação semanal aos jogadores

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Todos os dados são obtidos diretamente pelo Portal da Transparência, do governo federal
Reprodução
Todos os dados são obtidos diretamente pelo Portal da Transparência, do governo federal

Já imaginou comparar todos os políticos brasileiros? Decidir, por estatísticas e números oficiais, quem é melhor ou pior? Pois é, agora essa chance virou realidade, graças ao Política Esporte Clube. O site simula uma experiência de fantasy game, como o já conhecido Cartola FC. Só que, ao invés de criar um clube de futebol e contratar jogadores, o usuário cria um partido político fictício e disputa com seus amigos quem vai se dar melhor.

O mineiro Mario Mol, de 31 anos, é um dos criadores do game e afirma que a ferramenta foi criada com o intuito de que os usuários joguem e continuem participando com o tempo. "A ideia era que as pessoas, depois de se cadastrassem, voltassem ao aplicativo e continuassem jogando" diz. O desenvolvedor web Rafael Vieira e Ricardo Mota também ajudaram a fundar o site.

Definida pela atuação dos políticos na Casa, a pontuação é atualizada semanalmente com critérios como a participação em projetos, número de presenças na Câmara e os gastos do Orçamento. Todos os dados são obtidos diretamente pelo Portal da Transparência, do governo federal.

A iniciativa, além de criar um divertido jogo para se disputar com amigos e familiares, é uma oportunidade para todo cidadão se manter cada vez mais informado com o trabalho dos deputados na Casa e, quem sabe, até definir um voto nas eleições.

Segundo Mol, o aplicativo ainda pretende alçar novos objetivos, como criar áreas para explicar fazer com que todos os usuários compreendam os processos legislativos e eleitorais.

A ideia inicial do Política Esporte Clube fez tanto sucesso entre desenvolvedores que chegou a vencer o '1º Desafio Participa.BR", concurso promovida pela Secretaria-Geral da Presidência da República que premiava as melhores e mais inovadoras ideias para aplicativos que oferecessem participação social.

Para acessar o site e jogar, é só clicar aqui.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave