Médico cria óculos que permitem visualização de células cancerígenas

Tumor, projetado no campo de visão do cirurgião, cria uma realidade aumentada e brilha em cor azulada; até o momento, tecnologia foi usada em cirurgias de câncer de pele e de mama

iG Minas Gerais | Da Redação |

Cirurgiões acreditam que a tecnologia possa vir a ser uma nova arma importante na luta contra o câncer
BBC/Reprodução
Cirurgiões acreditam que a tecnologia possa vir a ser uma nova arma importante na luta contra o câncer

Um novo par de óculos, desenvolvido nos Estados Unidos, permite que cirurgiões identifiquem células cancerígenas e consigam distingui-las de um tecido saudável - o que ajuda a garantir a remoção de todas as células cancerígenas durante a retirada de tumores.

A tecnologia foi desenvolvida pelo doutor Samuel Achilefu, que trabalha em criar novos métodos para visualizar e detectar doenças.

Vistas através dos óculos especiais, as células cancerígenas, projetadas no campo de visão do cirurgião criando uma realidade aumentada, brilham em cor azulada. Até o momento, essa tecnologia foi usada em cirurgias de câncer de pele e câncer de mama.

Os cirurgiões dizem que os óculos poderão ser usados para detectar outros tipos de câncer com maior precisão. Testes clínicos ainda estão em estágio inicial, mas cirurgiões acreditam que a tecnologia possa vir a ser uma nova arma importante na luta contra o câncer.

 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave