Campanha de vacinação contra a gripe começa no dia 22 de abril

Vacina estará disponível nos centros de saúde de todos os municípios mineiros até o dia 9 de maio

iG Minas Gerais | Da redação |

PEDRO SILVEIRA/O TEMPO
undefined

Começa na próxima terça-feira, dia 22 de abril e vai até o dia 9 de maio, a Campanha de Vacinação contra a Gripe em Minas Gerais. A vacina estará disponível nos centros de saúde de todos os municípios do Estado e a meta do governo é imunizar 80% das 5 milhões de pessoas que compõem o grupo prioritário, protegendo quem tem mais riscos de desenvolver as formas mais graves da doença.

Fazem parte deste grupo pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da área da saúde que trabalham em unidades que atendem casos de influenza, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e crianças entre seis meses e cinco anos, além de grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais.

A vacina só é contra-indicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia ou alergia severa relacionada a ovo de galinha e seus derivados, ou a qualquer componente da vacina. E também para pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores.

Prevenção

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), a vacinação pode reduzir em até 45% o número de hospitalização por pneumonia e em até 75% a mortalidade global. Na população idosa, o risco da evolução de uma gripe para pneumonia cai em cerca de 60% e o risco global de hospitalização e morte pode ser reduzido em 50% e 68%, respectivamente.

No dia 26 de abril, acontece o dia D de vacinação, com ações simultâneas em todo o Estado para promover a vacinação massiva da população do grupo prioritário. 

Leia tudo sobre: vacinaçãocampanhagripe