Conheça Cortana, a assistente digital que o Windows Phone testa

Ela se destaca por suas respostas espirituosas; quando perguntando sobre o Google Now, por exemplo, ela diz: "meu nome é menos autoritário”

iG Minas Gerais | Da redação |

Cortana foi assim chamada por causa da personagem de inteligência artificial do game
Halo/Reprodução
Cortana foi assim chamada por causa da personagem de inteligência artificial do game "Halo", também da Microsfot

Depois de Siri, a assistente digital do iPhone, que surgiu em 2011, e do Google Now, com a mesma função para Android em 2012, chegou a vez de Cortana: a secretaria para versão do Windows Phone 8.1, por enquanto disponível apenas para desenvolvedores.

Assim como Siri e Google Now quando chegaram, Cortana (em fase beta), até agora, só fala inglês. Na internet, já é possível ver vídeos comparando as três, como no divulgado pelo site WPCentral (veja acima). No teste, é possível perceber algumas semelhanças da nova assistente com as demais. Cortana, assim como Siri, permite excluir a rede Wi-Fi; como o Google Now, ajuda a fazer check in no aplicativo Foursquare e a buscar informações de voos. Ela também cumpre as funções básicas como encontrar restaurantes e direções para se chamar a um lugar , mostrar a agenda do dono, auxiliar na criação de notas e recados, entre outros.

Cortana foi assim chamada por causa da personagem de inteligência artificial do game "Halo", também da Microsoft - o jogo de ficção científica gira em torno de uma guerra entre a humanidade e uma aliança alienígena.  A voz de Cortana é de Jen Taylor, mesma atriz dos games.

Mas o que tem se destacado na nova assistente são suas respostas espirituosas, escondidas pelos desenvolvedores. Segundo leitores do site "The Verge", quando perguntando sobre a Apple ela responde que o "escritório deles lembra Halo"; sobre o Google Now, ela diz: "meu nome é menos autoritário”. Questionada sobre o assistente do Office, o famoso Clippy, ela também se transformou em um clipe e rasgou elogios ao ícone. E quando questionada sobre o melhor console, ela não titubeia "Xbox. Onde mais você jogaria 'Halo'?

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave