Baixos níveis de açúcar no sangue deixam casais mais agressivos

"Quando você for discutir um tópico com seu parceiro, faça isso durante o jantar; ou melhor, depois do jantar, mas nunca de de estômago vazio", disse o autor do estudo

iG Minas Gerais | Da Redação |

Alerta. Pesquisadores combinaram dados de estudos sobre ataques de raiva entre pacientes que tinham sofrido infarto
arquivo stockxpert
Alerta. Pesquisadores combinaram dados de estudos sobre ataques de raiva entre pacientes que tinham sofrido infarto

Brigas entre maridos e mulheres podem ser evitadas se o casal comer chocolate, doces ou frutas adocicadas. Ao menos é isso que sugere uma pesquisa publicada na revista da "Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS)" nesse segunda (14). Segundo o estudo, o baixo nível de açúcar tornaria as pessoas irritáveis e, assim, mais propensas a discussões com o parceiro.

"Precisamos de glicose para ter autocontrole", disse o principal autor do estudo, Brad Bushman, à rede "CNN".  Para a pesquisa, 107 casais participaram dos testes que duraram 21 dias. Os maridos e mulheres tiveram seus níveis de glicose (o açúcar no sangue) medidos todas as manhãs e à noite. No fim do dia, eles também tiveram o nível de agressividade contabilizado por meio de um teste com um boneco - eles foram convidados a espetá-lo de acordo com a raiva que sentiam do(a) companheiro(a), com até 51 alfinetes.

No fim das três semanas, os estudiosos levaram os casais para outro teste. Eles pediram a cada marido e mulher para competir em um jogo virtual. O vencedor teve que escolher um rúido alto e desagradável para o perdedor ouvir. Os pesquisadores mediram a duração e intensidade desse som e e compararam novamente o nível da agressão ao nível de açúcar no sangue. Assim, observaram que os participantes do estudo com níveis mais baixos de glicose foram mais agressivos - tanto em alfinetarem o boneco quanto em escolher o som desagradável por mais tempo.

Este fenômeno se explica pelo fato de a glicose ser o principal combustível do cérebro, e o autocontrole requerwe muita energia, segundo os autores. Assim os pesquisadores sugerem que comer chocolate pode ser uma estratégia para discussão de assuntos pontuais, mas frutas e vegetais são melhores para manter os níveis de glicose a longo prazo. "Quando você for discutir um tópico com seu parceiro, faça isso durante o jantar; ou melhor, depois do jantar, mas nunca de de estômago vazio", disse o autor do estudo.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave