Setor industrial pode ser o primeiro a “racionalizar”

ONS estaria pedindo para hidrelétricas desligarem turbinas no período da noite

iG Minas Gerais | Pedro Grossi |

Desligar. ONS quer desligar usina de Três Marias durante a noite
CEMIG/DIVULGAÇÃO
Desligar. ONS quer desligar usina de Três Marias durante a noite

O setor industrial poderá ser o primeiro a ser motivado a economizar energia. Com o nível dos reservatórios da região Sul/Sudeste próximo de 36%, abaixo dos 43% projetados há dois meses pelo próprio Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), medidas de redução de consumo terão de ser tomadas para evitar a falta de energia. A medida não seria um racionamento, mas uma racionalização. “É importante ressaltar essa diferença. Deverá acontecer algo semelhante ao que já está acontecendo em São Paulo com a questão da falta de água. Aqueles que reduzirem o consumo terão bônus no valor da conta”, explica o diretor executivo da consultoria Safira Energia, Mikio Kawai.

Embora o assunto não seja tratado oficialmente pelo governo, o mercado já enxerga a medida não apenas como possível – mas necessária. “É uma medida que não resolve o problema, mas ajuda. Poderia, inclusive, ter sido tomada antes, mas o governo teme o desgaste político de uma medida como essa”, avalia Kawai.

Mesmo qualificando como “muito grave” a situação do setor elétrico, o especialista não acredita em falta de energia para esse ano. “O problema vai ser no ano que vem, já que não se sabe como será o período chuvoso e os reservatórios vão entrar no período seco com níveis muito baixos”., acrescenta.

Desligamento. O Ministério de Minas e Energia não confirma a informação, mas o Operador Nacional do Sistema (ONS) estaria pedindo para as empresas hidrelétricas desligarem as turbinas no período da noite para preservar os reservatórios, já que o consumo de energia na madrugada é menor. “Eles não estão desligando as turbinas. Elas funcionam numa velocidade menor e sem a passagem da água”, explica Kawai.

Em nota, o Ministério de Minas e Energia disse apenas que o sistema dispõe das condições de equilíbrio estrutural necessárias para o abastecimento do país. A Cemig, que teria sido orientada a desligar as turbinas da usina de Três Marias, foi procurada, mas não vai se pronunciar sobre o assunto.

Reservatórios

Níveis. Na região Sul/Sudeste, onde há maior produção e maior consumo, os reservatórios estão com 36,77%. No Sul, o nível é 44,65%; no Nordeste, 43,36% e no Norte, 87,78%.

Nível de Três Marias chegaria a apenas 3,5% Caso o nível do reservatório não suba, a hidrelétrica de Três Marias, na região Central de Minas Gerais, poderá ter de desligar as turbinas. A projeção é que em setembro o nível de água pode estar em 3,5% do volume útil. Nesse caso, as máquinas teriam de ser desligadas, pois a vazão seria insuficiente para girar as turbinas. Só para se ter uma ideia da situação crítica e comparando-se a 2001 – quando o Brasil adotou o racionamento de energia em todo o país –, o nível da hidrelétrica era de apenas 8,5%.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave