Às vésperas da Copa, exposição chega a BH com peças raras

A mostra será aberta ao público nesta terça-feira (15) no Shopping Del Rey; Cafu, Dadá Maravilha e Ado apresentaram o acervo nesta segunda (14)

iG Minas Gerais | THIAGO NOGUEIRA |

Criada para promover a Copa do Mundo no Brasil, a exposição “Brasil, um país, um mundo”, chegou à Belo Horizonte e estará aberta ao público a partir desta terça-feira (15). Os campeões mundiais Cafu, Dadá Maravilha e Ado participaram nesta segunda-feira (14) do evento de lançamento no Shopping Del Rey

Peças raras e exclusivas, como camisa de seleções e clubes, bolas chuteiras, jornais, cartazes publicitários, mesas de pebolim e de futebol de mesa compõe o acervo.

“A exposição não fala apenas da história, fala de nós mesmos, torcedores. Ela celebra a maneira como vivemos o futebol desde o início”, explica o curador Ricardo Corrêa. Em um dos espaços, a paixão, a diversidade e o sagrado compõe o mesmo cenários.

São vários estantes, como os que contam a evolução das chuteiras, dos estádios, dos uniformes, das regras, das bolas, do preparo físico, da tática, da transmissão de TV e da diversão. Também há a oportunidade de vivenciar experiências em áudio e vídeo.

Entre as camisas raras estão a de Tostão, na Copa de 70, o agasalho de Zagallo, na Copa de 50, e o uniforme azul usado por Romário na vitória de 1 a 0 sobre a Suécia na semifinal da Copa 94.

“O nosso objetivo é fazer com que o povo brasileiro se sinta dono da Copa do Mundo. Em cada conquista, cada peça que você vê aí, é do povo brasileiro, que merece essas conquistas”, destacou Cafu.

A exposição, que está passando por todas as cidades sedes da Copa, ficará na capital mineira até o dia 11 de maio. Uma outra exposição com os mesmos moldes acontece simultaneamente em Fortaleza. A mostra faz parte da programação oficial do governo federal para a Copa do Mundo e conta com parte do acervo pessoal de 4.000 peças do empresário Paulo Gini.

Exposição “Brasil, um país, um mundo” Temporada: 15 de abril a 11 de maio Horário: de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 12h às 20h Local: Shopping Del Rey (2º piso, no estacionamento próximo ao Boliche Del Rey) Endereço: Av. Presidente Carlos Luz, 3001 — Pampulha, Belo Horizonte-MG Entrada: Gratuita

Leia tudo sobre: exposiçãodel reycopacafudada maravilha