Move ficará pronto na ‘correria’

Prefeito Marcio Lacerda garantiu sistema pronto para a Copa, mas trabalho terá que ser dia e noite

iG Minas Gerais | Luciene Câmara |

Novidade. Neste sábado, começou a operação da linha troncal 9850, que circulará pelo corredor exclusivo
MARIELA GUIMARAES / O TEMPO
Novidade. Neste sábado, começou a operação da linha troncal 9850, que circulará pelo corredor exclusivo

A exatamente dois meses do início da Copa do Mundo, a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) colocou em prática neste sábado a segunda fase de pelo menos mais cinco ampliações que devem ocorrer no Move (nome dado ao BRT), entre este mês e o próximo. Até agora, só o corredor da avenida Cristiano Machado foi inaugurado parcialmente, e o trecho mais complexo – que terá o dobro da extensão (16 km) e o triplo de estações de integração – ainda nem começou (Antônio Carlos/Pedro I). Durante visita na manhã deste sábado ao terminal São Gabriel, na região Nordeste da capital, o prefeito Marcio Lacerda prometeu cumprir os prazos, mas admitiu “correrias”.

O ponto mais crítico, segundo Lacerda, é o da avenida Pedro I. “Certamente, teremos operação plena até a Copa, mas com algumas correrias ainda, digamos na Pedro I, onde as obras se atrasaram por problemas jurídicos de desapropriação. Temos um ponto crítico na última estação daqui para lá (sentido Venda Nova), mas trabalharemos dia e noite para que tudo funcione a contento”, afirmou o prefeito.

Na Estação São Gabriel, a mudança que gerou mais impacto neste sábado foi a integração das linhas 5508 (Aarão Reis via Minaslândia) e 5523A (Conjunto Paulo VI), que deixaram de ir para o centro da capital e se tornaram alimentadoras, como são chamadas as linhas que levam passageiros para as estações do Move. Com a alteração, elas ganharam nova numeração – 734 e 815, respectivamente – e muitos usuários ficaram perdidos com a mudança.

Outras três linhas que circulam pelas regiões Nordeste e Pampulha também começaram a entrar no terminal (702 - Xodó-Marize, 503 - Aparecida/Santa Rosa e 504 - Santa Rosa/Aparecida). O local ganhou ainda uma nova linha troncal (que segue pelo corredor exclusivo), a 9850, que vai para a Estação José Cândido da Silveira, também na região Nordeste, e se junta a outras três linhas já existentes: 83D e 83P (sentido centro), e 82 (Savassi pela região hospitalar).

Pendente. Só na Estação São Gabriel, são prometidas pelo menos mais duas etapas para integração de outras 13 a 15 linhas convencionais. Na avenida Antônio Carlos, a inauguração prometida para este mês já foi adiada para o início de maio e o processo de implantação também será gradativo a cada fim de semana, conforme o prefeito.

As Estações Venda Nova e Vilarinho, que terão linhas troncais circulando pela Pedro I, também estão previstas para o mês que vem. “Estaremos com todo o sistema operando de forma integrada até maio”, afirmou o presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar.

Datas

Solenidade. O prefeito Marcio Lacerda disse que pretende fazer a inauguração completa do Move na primeira ou segunda semana de junho. Conforme a assessoria de imprensa da prefeitura, ele se referiu a uma solenidade oficial de entrega das obras e não a um atraso na implantação do sistema. Feriado. O prefeito informou ainda que não será decretado feriado na capital em dias de jogos do Brasil na Copa. Ele estuda a possibilidade de ponto facultativo no serviço público a partir das 13h ou 14h em dias de jogos da seleção em Belo Horizonte e em outras cidades.

Metropolitano

Paralelo. Além do BRT da capital, o Move Metropolitano, na Estação São Gabriel, será inaugurado no próximo dia 26. Até maio, o sistema será ampliado em outros corredores viários.

Reportagem identifica desnível A reportagem testou a nova linha troncal 9850 e levou 17 minutos entre as Estações São Gabriel e José Cândido da Silveira, também na região Nordeste. No percurso, ficou evidente o desnível de até um palmo entre a altura da plataforma e a altura do ônibus. O mesmo problema foi identificado nas plataformas da avenida Antônio Carlos, que estão em teste. Nesse caso, a BHTrans informou que a altura respeita as regras de acessibilidade. Sobre a situação deste sábado, a reportagem não obteve resposta.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave