Um domingo de óperas

iG Minas Gerais | Deborah Couto e Silva |

Convidado. Maestro da Sinfônica do Rio, Sílvio Viegas substitui Marcelo Ramos na apresentação
Paulo Lacerda
Convidado. Maestro da Sinfônica do Rio, Sílvio Viegas substitui Marcelo Ramos na apresentação

A série Concertos no Parque abre sua temporada 2014 recebendo o regente titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro Sílvio Viegas. Como maestro convidado, Sílvio substitui Marcelo Ramos, regente titular da Sinfônica de Minas Gerais. “A troca de informações e conhecimento entre maestros e orquestras é muito bem-vinda”, diz Viegas. “Esse intercâmbio possibilita que a orquestra tenha um novo tipo de visão sobre a obra que já executa, já que maestros diferentes têm suas próprias características e elas acabam sendo impressas na orquestra”, completa.

O repertório selecionado para a apresentação é focado na ópera de diferentes nacionalidades e estilos, em cinco partes. “Abrimos o repertório com a ópera francesa representada por ‘Camem de Bizet’, seguimos pela escola italiana com o apelo da religiosidade, depois passamos pelas mãos da natureza através de Carlos Gomes. Adentramos a escola russa representada, principalmente, por Tchaikovsky e terminamos com danças provincianas russas muito pouco tocadas”, conta o maestro.

“A escolha do repertório foi um desafio. Tenho uma história muito antiga com a ópera e por isso Marcelo me convidou. Quisemos manter o foco no gênero, mas mostrá-lo de uma forma interessante para o público sem cair no lugar comum. Buscamos um repertório que fosse atrativo, inovador e, ao mesmo tempo, extremamente palatável. Todas as obras tocadas são altamente agradáveis de se ouvir”, diz o regente.

O público esperado, por sua vez, é numeroso e absolutamente heterogêneo. “Nossa expectativa é por um público imenso, de seis, sete mil pessoas, de todas as idades, que amam música, independentemente do gênero. A ideia é que essa gente goste e volte para a próxima temporada de óperas do Palácio das Artes”, diz.

Agenda

O que. Concertos no Parque

Quando. Domingo, às 10h

Onde. Parque Municipal (av. Afonso Pena, 1.377)

Quanto. Entrada franca

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave