Concertos no museu aberto

Inhotim abre temporada 2014 do Ciclo de Música Contemporânea com apresentação da pianista Xenia Pestova

iG Minas Gerais | Vinícius Lacerda |

Lúdico. A russa Xenia Pestova apresenta canções especialmente elaboradas para serem apresentadas em um piano de brinquedo
Veronika von Volkova
Lúdico. A russa Xenia Pestova apresenta canções especialmente elaboradas para serem apresentadas em um piano de brinquedo

O Inhotim vem atrelando à sua programação cultural atividades de áreas correlatas à arte contemporânea. Uma delas é a música. É nesse eixo que se encontra o projeto Ciclo de Música Contemporânea, cuja terceira temporada começa neste domingo e contará, ao longo do ano, com outras três apresentações de artistas nacionais e internacionais.

Nos repertórios dos quatro espetáculos, toques de improvisação, lirismo, mineiridade e expressionismo garantem o diálogo dos recitais com as exposições do local. “Inicialmente, pensamos em um formato e curadoria que preservasse uma conversa entre as obras do museu. Por isso, escolhemos a música contemporânea e suas vertentes”, justifica a coordenadora da programação cultural do Inhotim, Morgana Rissinger.

Sustentada por essa premissa, a equipe do museu, guiada pelo diretor artístico Fernando Rocha, escolheu os artistas. Entre eles, está a pianista russa Xenia Pestova, que vem ao Brasil divulgar seus últimos trabalhos “Shaow Piano” e “Cage: Works for 2 Keyboards, vol 1”. Para o concerto deste domingo, ela deverá surpreender o público ao unir o improviso a um piano de brinquedo.

As peripécias musicais de Xenia serão acompanhadas pelo saxofonista irlandês Franziska Schroeder, pelos brasileiros Matthias Koole (guitarra), Henrique Iwao (eletrônica) e pela dançarina Dorothé Depeauw.

O próximo encontro, que acontece no dia 25 de maio, traz bandas mineiras. A ideia é mostrar um panorama da música contemporânea produzida por aqui. “Pela primeira vez trazemos grupos locais para participarem. Temos músicas de altíssima qualidade”, diz Morgana.

Depois dessa apresentação, os concertos voltam no segundo semestre, no dia 21 de setembro, com recital do compositor palestino Samir Odeh-Tamini em parceria com o brasileiro Sérgio Rodrigo. Inspirados pelos textos do escritor Johannes CS Frank e por poemas do paulista Ricardo Domeneck, o duo criou o programa do show, que será realizado em parceira como Festival Artes Vertentes.

No dia 19 de outubro, será apresentada a obra “Pierrot Lunaire”, composta por três grupos de sete canções baseadas em poemas do francês Albert Giraud. Quem faz esse concerto é o grupo Sonante 21, criado pela UFMG, com a participação especial da cantora norte-americana Martha Herr.

“Todas as temporadas deram muito certo e já podemos notar que conseguimos um público cativo, pois recebemos muitas pessoas que vêm ao museu apenas para assistirem aos shows”, analisa Morgana.

aprendizagem. Toda a programação do Ciclo de Música Contemporânea visa expandir a atuação do Inhotim no âmbito cultural. Paralelo a esses shows, o centro também investe na formação de jovens e adolescentes de Brumadinho, cidade em que está localizado. “Há dois anos são disponibilizadas aulas diárias de instrumentos de cordas. Na escola, eles têm aula prática e de teoria musical”, descreve Morgana.

A ideia é que a formação deles seja a mais completa possível antes de começarem a se apresentar formalmente. “Geralmente, no fim do ano eles fazem um show junto com os professores e músicos convidados”, afirma Morgana.

Uma forma de catalisar a aprendizagem do grupo acontecerá neste ano por meio da presença dos integrantes da escola em todos os espetáculos do Ciclo de Música Contemporânea. “Por meio da vivência, esperamos que os alunos possam apreender mais sobre música”, diz Morgana, que afirma que esse aspecto se estende também aos artista da programação. “Aproveitamos também para promover parcerias entre músicos estrangeiros com os brasileiros para que eles possam apreender uns com os outros”, conclui.

Agenda

O quê. Músicas e Improvisos ao Piano de Brinquedo, com Xenia Pestova

Quando. Domingo, às 15h

Onde. Anfiteatro do Instituto Inhotim (rua B, 20, Brumadinho)

Quanto. R$ 30 (referente à entrada no museu) Programação

13 de abril

“Músicas e Improvisos ao Piano de Brinquedo”, com Xenia Pestova

25 de maio

“Mini Mostra de Música Contemporânea de Belo Horizonte”. Grupos Corda Nova, Orquestra Flutuar, Grupo de Percussão da UFMG e Quarteto Cretinos e Plásticas

21 de setembro

“Concerto Música e Poesia”, com Samir Odeh-Tamimi e Sérgio Rodrigo

19 de outubro

“Pierrot Lunaire”, com Sonante 21 e Martha Herr

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave