Aplicativo surgiu em 2006, antes do Kindle e do iPhone

iG Minas Gerais | David Streitfeld |

Ali Novak é uma das autoras mais populares do wattpad
ANDY MANIS
Ali Novak é uma das autoras mais populares do wattpad

Toronto, Canadá. A indústria editorial tradicional está acompanhando de perto o Wattpad, não apenas como fonte de novos talentos, mas também em busca de novas técnicas para aumentar o engajamento dos leitores. “O setor editorial não possui bons mecanismos para demonstrar o amor dos fãs”, afirmou Dominque Raccah, executiva-chefe do Sourcebooks. “O Wattpad permite que os leitores façam parte da história e possibilita muito mais pontos de acesso. É um processo mais visceral”.  

Embora as obras no Wattpad sejam públicas, seus autores nem sempre são. Pelo menos metade dos escritores do site usa pseudônimos ou não revela seu nome real, incluindo a autora Anna Tod, autora de “After”, grande sucesso no aplicativo.

“Isso dá uma sensação de segurança”, afirmou Sky, que começou a escrever como L.J. Michaels e assumiu diversas outras variações do nome até escolher Sky, que é a última sílaba de seu nome de casada, Zellinsky. Agora ela está mudando oficialmente seu nome para incluir Sky, incorporando sua persona do Wattpad em sua vida real.

Os leitores também são anônimos, o que poderia ser um problema em um site onde as pessoas publicam poemas reveladores como este: “Estou em pedaços/Mais do que pode imaginar/Mas você ainda insiste/Em me amar”. Entretanto, ao invés de gerarem comentários irônicos, essas emoções cruas costumam gerar elogios. “Você se importaria”, dizia um dos comentários ao autor dos versos, “se eu transformasse esse poema em uma música?”.

Uma das principais razões para que a comunidade seja positiva ao invés de crítica: os autores do Wattpad podem deletar os comentários feitos a respeito de suas obras. Não há porque ficar “trollando”, se ninguém vai ver.

O Wattpad pode parecer um sucesso que surgiu da noite para o dia, mas ele demorou anos para dar certo. Allen Lau e Ivan Yuen eram empreendedores canadenses interessados em leitura móvel. Eles lançaram um aplicativo em 2006, mas isso foi antes do Kindle e do iPhone, e ele não ganhou força. O acréscimo de 17 mil livros em domínio público não foi de grande ajuda, mas quando autores começaram a postar obras originais, o site conseguiu espaço nos aparelhos móveis.

A empresa, que recebeu mais de US$ 20 milhões em financiamento da Khosla Ventures e da Union Square Ventures, entre outros, continua indo além. Seus 70 funcionários, a maioria ocupando uma grande sala em um arranha-céu no centro de Toronto, estão novamente se mudando para um espaço maior.

Assim como muitas outras startups, o Wattpad tem grandes sonhos, mas pouco faturamento, a maioria vindo de propagandas. “Quando tivermos um bilhão de usuários, vai haver um milhão de maneiras de ganharmos dinheiro”, afirmou Lau. Uma delas pode ser representar os escritores mais populares, fazendo essencialmente o papel de seus agentes. O Wattpad está tentando fazer exatamente isso com Todd, buscando acordos para transformar “After” em livro ou filme.

Contudo, atualmente o Wattpad é uma forma de alcançar outra finalidade para a maioria de seus autores bem-sucedidos, mas não um fim em si mesmo.

Ali Novak, uma escritora de 22 anos de Wisconsin, já criou quatro romances em série no Wattpad. Ela é tão popular que foi forçada a limitar seu envolvimento com os fãs. “Não aceito mais pedidos de leituras/entrevistas/trailers/capas de revista”, escreveu em sua página no Wattpad. “Sinto muito, mas não tenho mais tempo”.

O maior sucesso de Novak, “My Life With the Walter Boys” foi publicado em março pela Sourcebooks, em uma versão revisada e editada em brochura.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave