Um país, muitos sotaques

Um verdadeiro caldeirão cultural, Singapura abriga hoje várias nacionalidades

iG Minas Gerais | Sebastião Rinaldi |

Sentosa. Ilha-resort conta com sofisticados shoppings
SXC/divulgação
Sentosa. Ilha-resort conta com sofisticados shoppings

Para funcionar bem, Singapura tem regras claras e severas, mesmo que, às vezes, pareçam exageradas. Não por acaso, é considerada a capital da proibição, com câmeras de vídeo e sinalização em todas as ruas.

Jogar pontas de cigarro em locais não indicados e mascar chiclete em espaço público, por exemplo, são atos enquadrados como infrações à lei, punidos com multa – algumas chegam até a US$ 1.000. A proibição da goma é porque, certa vez, um resquício ficou preso nos trilhos do metrô, parando o principal meio de transporte local. Bons exemplos a serem seguidos: as ruas e avenidas de Singapura são impecavelmente limpas e as pessoas, de modo geral, respeitam as filas, assim como a vez do outro.

Multicultural

Em se tratando de pluralidade cultural, a cidade também tem espaço para todo mundo. Lá, diversos grupos – árabes, chineses, malaios, indianos e africanos, entre outros ocidentais – convivem em harmonia, mostrando a vocação cosmopolita da cidade-Estado. Singapura é, atualmente, uma referência em moda e o turista interessado no assunto possui uma ampla gama de opções para compras e pesquisas pela cidade.

Com tantos estrangeiros, o inglês é o que mais se fala em Singapura. No entanto, o idioma ganhou uma cor local, sendo popularmente chamado de “singlish” (ou Singaporean English), pois conta com palavras e adaptações de outras línguas, como cantonês, malaio, tamil, entre outras.

Raio X

Visitantes: Hoje o segundo país mais visitado do mundo, Singapura recebeu mais de 20 milhões de turistas em 2013

Área: Apenas 716,13 km²

População: 5,312 milhões (censo de 2012)

Localização: Um país insular, formado por 63 ilhas, Singapura é separado da Malásia (país ao qual pertenceu de 1963 a 1965) pelo Estreito de Johor e das Ilhas Riau (Indonésia) pelo Estreito de Singapura

Moeda:Dólar de Singapura

Línguas oficiais: Inglês, malaiao, tamil e mandarim

Religiões: Budismo e taoísmo (53,9%), islamismo (15,4%) e cristianismo (12,6%), entre outras.

 

 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave