“Foram uns três meses só me dedicando ao comício”

Ponce de Leon organizador do comício da Candelária

iG Minas Gerais | RODRIGO FREITAS |

Qual é a melhor recordação que o senhor guarda daquele comício?

Foi um comício marcante. Foi o começo da redemocratização do Brasil, que culminou com a eleição do primeiro presidente. Mesmo a eleição de Tancredo Neves num processo indireto no Congresso eu considerava direta, porque foi a abertura para a gente, então, começar a eleger presidente da República. Mas o que mais marcou foi a festa, foram os jovens, as escolas. Eu via aquela meninada, via meus filhos lá embaixo – eu estava de cima, no hotel Guanabara – cantando e dançando. Isso foi a imagem que mais me marcou: aquela meninada tomando consciência de que o Brasil iria mudar para ser melhor para eles.  

Que lembrança o senhor tem do contato próximo com grandes nomes como Tancredo Neves, Leonel Brizola e Darcy Ribeiro, que lutaram muito pelas Diretas?

Foi um envolvimento muito grande. Fui coordenar, a pedido de Leonel Brizola, o comício das Diretas no Rio. Houve raio laser, coloquei balões, fiz jingle. Foram mais de 2,5 milhões de cartazes, folhetos, flaps e bottoms. Me envolvi e me entreguei de corpo e alma. E foram uns três meses só me dedicando ao comício das Diretas.

Após 30 anos, que avaliação o senhor faz do Brasil atual e da democracia existente hoje?

O Brasil de hoje é uma grande democracia. A gente não pode esquecer que o povo – depois de mais de 20 anos de ditadura, de anos de chumbo – partiu para definir o seu próprio destino. É uma democracia com plenitude, mas também com suas falhas.

O senhor consideraria que ajudou a mudar o rumo da história do Brasil?

Não, eu fui um participante. Eu sou um de 1 milhão de pessoas que quiseram mudar a história do Brasil. Sou apenas um no meio delas. Eu fiz uma coisa que era obrigação fazer, porque era um sonho meu e de milhares, de milhões de pessoas. Então, eu sou mais um no meio da multidão. E nós fizemos um movimento para mudar o Brasil.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave