Operação Quaresma apreende cinco toneladas de peixe em Venda Nova

A operação vem sendo realizada desde o dia 13 de março e já apreendeu mais de 10 toneladas de carne desde seu início

iG Minas Gerais | JOSÉ VÍTOR CAMILO |

Fiscalização aconteceu em açougues, supermercados e peixarias dos principais corredores de Venda Nova
Avanilton de Aguilar/Divulgação
Fiscalização aconteceu em açougues, supermercados e peixarias dos principais corredores de Venda Nova

A Vigilância Sanitária da Regional Venda Nova apreendeu cinco toneladas de peixe irregular em açougues e supermercados da região, durante a operação Quaresma, realizada na última terça-feira (9). A operação vem sendo realizada desde o dia 13 de março e acontecerá até o próximo dia 17. 

O objetivo da operação é coibir a venda de produtos sem registros, clandestinos e mal acondicionados.Somente nesta terça foram notificados oito açougues onde as carnes foram apreendidas, sendo que desde o início da operação já foram vistoriados 26 estabelecimentos, entre supermercados, açougues e peixarias.

A operação já apreendeu seis toneladas de carne bovina anteriormente. Ainda segundo a regional, de todo o material apreendido, cerca de 90% são por serem produtos sem identificação de procedência. Os oito estabelecimentos autuados nesta terça eram reincidentes. Um açougue foi fechado e já foram aplicados R$ 49 mil em multas durante a realização da operação.

As ações da operação são realizadas às terças, quartas e quintas-feiras. "Esse tipo de produto pode ser vetor de doenças como tuberculose, cisticercose, brucelose, e infecções alimentares que provocam diarreia e podem até matar”, explicou a fiscal Ana Beatriz Dutra. As cargas foram encaminhadas ao aterro sanitário e serão destruídas.

 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave