“As crianças são as principais transmissoras”

Lúcia Bricks - Diretora de saúde pública Sanofi Pasteur Brasil

iG Minas Gerais |

Por que é importante a inclusão das crianças de até 5 anos na vacinação? As crianças são as principais transmissoras da gripe na comunidade. Elas têm menor imunidade. Então, quando se infectam, é porque não tiveram experiência imune anterior.

Há também um fator econômico que influencia nisso? Sim. A criança, quando está doente, vai mais ao médico. Quanto maior, menos a pessoa vai ao médico. Então, tem esse outro lado que é o impacto financeiro – o que a família vai gastar com o médico, indo e retornando dele. Elas recebem mais antibiótico, porque a criança não sabe muito bem dizer o que está sentindo, então, na dúvida, o médico da urgência acaba dando antibiótico.

Existe alguma diferença nas mortes de crianças e adultos por gripe? Um adulto que morre, quase sempre tem ou doença cardiovascular, respiratória, ou é diabético, obeso, ou é uma gestante. As crianças que são hospitalizadas e que morrem normalmente não têm nenhum fator de comorbidade.

Há dados de morte de crianças por gripe? No Brasil, não há uma investigação de rotina na quantidade de mortes de crianças por gripe. Depois da pandemia de 2009, o Ministério da Saúde está investindo mais nesses dados. (RS)

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave