Montes Claros tem seis tremores de terra em dois dias

Mais recente foi registrado às 23h55 deste segunda-feira; moradores ficaram assustados e Corpo de Bombeiros recebeu mais de cem ligações

iG Minas Gerais | Da redação |

Ferida. No bairro Delfino Magalhães, adolescente se machucou após reboco da sua casa desabar
CORPO DE BOMBEIROS / DIVULGAÇÃO
Ferida. No bairro Delfino Magalhães, adolescente se machucou após reboco da sua casa desabar

Por volta das 23h55 desta última segunda-feira, os moradores de Montes Claros sentiram mais um tremor de terra. Foi o sexto abalo sísmico em apenas dois dias, já que, no domingo, a cidade registrou cinco tremores em um período de apenas sete horas.

O Corpo de Bombeiros da cidade recebeu mais de cem ligações de moradores, assustados com mais este abalo. Foram feitas vistorias em 13 edifícios, juntamente com a Defesa Civil do Município.

Segundo o Observatório Sismológico de Brasília, este ablo de segunda-feira teve escala de magnitude de 3.0 na Escala Richter.

No domingo, os abalos chegaram a 4.2. Houve queda de luz, rachaduras em imóveis e uma adolescente ficou levemente ferida após ser atingida pelo reboco que caiu do teto de sua casa, que teve que ser interditada.

Providências

Na manhã de segunda-feira, a Prefeitura de Montes Claros havia anunciado uma série de medidas para enfrentar os tremores, como a compra de dois sismógrafos, licitação de dois veículos para a Defesa Civil e pedido de ajuda ao governo federal.

Cuidados

Veja as orientações do Corpo de Bombeiros para se proteger dos tremores de terra:

Fora de casa: - Não se aproxime de edifícios, rede elétrica, muros, árvores e marquises.

Dentro de casa: - Afaste-se de armários ou de objetos que possam cair; - Afaste-se de janelas; - Desligue o gás; - Procure ficar próximo as vigas e colunas da edificação. A porta também é um bom local.

Gerais: - Mantenha a calma, o pânico pode ser mais prejudicial que o próprio tremor; - Ligue no ramal 193 apenas em casos de real emergência.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave