Compostela ganha guia brasileiro

Além de dicas práticas, livro mostra as diversas rotas existentes entre Espanha e França que há séculos são percorridas por milhares de pessoas

iG Minas Gerais |

O caminho foi declarado primeiro itinerário cultural europeu e, mais tarde, patrimônio da humanidade
Stockxpert/divulgação
O caminho foi declarado primeiro itinerário cultural europeu e, mais tarde, patrimônio da humanidade

Abandonar os antigos hábitos, se libertar das pressões do cotidiano e mergulhar na busca de novas soluções é a motivação de muitos que decidem percorrer os caminhos que levam à Santiago de Compostela. Esse trajeto foi tema de filmes, romances, músicas, poemas e, agora, o jornalista Daniel Agrela lança o primeiro guia brasileiro, que apresenta o percurso com dicas e relatos diários que podem ser úteis para o peregrino de primeira viagem ou até para aquele que gostaria de retomar esse projeto há muito engavetado.

Existem vários trajetos - rotas espalhadas por toda a Europa - que se encontram nos caminhos espanhóis. Mas o que há de fascinante e misterioso nessa peregrinação milenar que atrai tanto a sociedade contemporânea? Dividido em três partes – Orientação, Preparação e Direcionamento, ‘O Guia do Viajante do Caminho de Santiago – Uma Vida em 30 dias’ publicado pelo Selo Generale da Editora Évora, é baseado na experiência do autor que por duas vezes (2007 e 2010) caminhou os quase 800 quilômetros da França, até a cidade na Espanha.

Ao orientar o peregrino sobre o grau de dificuldade de cada etapa, o livro traz dicas sobre os melhores períodos para realizar o caminho, custo estimado da viagem, preparo intelectual, físico e clínico, itens necessários para levar na mochila, as diferentes rotas existentes, cuidados durante a peregrinação e até pequenos detalhes como as temidas bolhas nos pés, além de mapas topográficos e imagens de todas as etapas. “Viver por 30 dias a experiência do Caminho de Santiago é um desafio de sobreviver com o essencial, já que todas as suas necessidades precisam caber em uma mochila que vai te acompanhar ao longo da jornada”, ressalta Daniel Agrela. ‘O Guia do Viajante do Caminho de Santiago – Uma Vida em 30 dias’ traz relatos de outros peregrinos, desde donas de casas até executivos das maiores companhias do mundo, que no momento de alto nível de estresse se recolheram a fim de renovar as energias e, sobretudo, entender suas atitudes profissionais e pessoais para poder seguir em frente.

O guia pode ser encontrado em todas as livrarias e pelo site www.editoraevora.com.br.

Sobre o Caminho

O Caminho de Santiago começou a fazer história quando, há doze séculos, foram encontrados os restos mortais do apóstolo Tiago - que hoje estão depositados na igreja da cidade de Santiago de Compostela. Para se percorrer esse caminho, o itinerário mais famoso, que inclusive é destaque no livro que a Editora Évora está lançando, é o denominado Caminho Francês. Ele recebe a maioria dos peregrinos vindos do continente europeu e chega a Santiago atravessando o nordeste da Espanha. Em 1987, esse trajeto foi declarado Primeiro Itinerário Cultural Europeu e, mais tarde, Patrimônio da Humanidade. Hoje deixou de ser um roteiro percorrido apenas por religiosos e passou a fazer parte do destino de pessoas que, independente de sexo, casta ou status social percebem que as diferenças da vida cotidiana deixam de existir e no Caminho tornam-se iguais.  

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave