Festival Ver-o-Peso de Belém

O festival gastronômico foi criado pelo chef Paulo Martins em 2000 para celebrar ingredientes e técnicas culinárias do Norte do País

iG Minas Gerais |

Este ano, o festival contará com a presença do chef mineiro  Leandro Pimenta, do restaurante The Lab.
Turismo Consciente/Divulgação
Este ano, o festival contará com a presença do chef mineiro Leandro Pimenta, do restaurante The Lab.

O aroma de tempero começa a se intensificar em Belém a partir de 1º de maio, quando o Circuito Gastronômico movimenta restaurantes com pratos criados especialmente para a temporada. No dia 15, será inaugurada uma exposição fotográfica, uma instalação inspirada nas riquezas naturais do Pará e, no dia 25, uma Feira dos Produtores.

Atenta ao cenário gastronômico brasileiro, a organização do evento tem ampliado o espaço para expressões populares da culinária nacional. Em 2013, foi criado o Chefs na Praça, que atraiu milhares de pessoas à praça Batista Campos para degustar a comida de rua paraense. Este ano, o Jantar das Boeiras – que une cozinheiras do Mercado Ver-o-Peso e chefs convidados - ganha ainda mais destaque e foi transferido para o Mercado. Outra novidade é a criação do Boteco Veropa, que vai reunir três chefs convidados e quatro paraenses para criar petiscos no melhor estilo “bar, samba e cerveja”.

A 12ª edição do festival vai dedicar esforços extras para divulgar o potencial turístico do Pará aos amantes da gastronomia de todo o Brasil. Um número maior de chefs locais foi mobilizado para aumentar o intercâmbio com o público e chefs de outros estados e países. Além disso, o evento promove visitas a produtores de tucupi, farinha e maniva, chocolate da Ilha do Combu e apresentação de insumos típicos no Mercado Ver-o-Peso.

Legado

O Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense foi criado pelo chef Paulo Martins em 2000 para celebrar ingredientes e técnicas culinárias do Norte do País. Hoje é o maior e mais antigo evento gastronômico da Amazônia brasileira, realizado pelo Instituto Paulo Martins e a Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, com organização de Lilian Almeida e Regiane Britto – Coordenação de Eventos e Central Pirarucu. A edição de 2014 tem o apoio do Governo Estadual do Pará, Prefeitura de Belém, Restaurante Lá em Casa, Radisson Belém, Boulevard Shopping, Assembleia Paraense e Allucar.

 

Convidados especiais

Este ano, o festival contará com a presença do chef mineiro  Leandro Pimenta, do restaurante The Lab. Além dele, dois espanhóis da equipe do Ferran Adrià, Alex Atala e vários outros cozinheiros do Brasil todo.

A cada edição, o Festival Ver-o-Peso recebe cozinheiros de diferentes cidades e especialidades para interagir com as matérias-primas, costumes, chefs, paraenses e visitantes. Eles dão aulas, visitam produtores e participam de jantares ao longo da programação. Em 2014, os espanhóis Pere Planagumà (chef do Les Cols, em Girona, que tem duas estrelas Michelin) e Pere Castells(cientista e gourmet) vêm conhecer Belém. Ambos fazem parte do Instituto Alicia, de Ferran Adriá.

Entre os brasileiros, Alex Atala, do D.O.M – atualmente considerado o 6º melhor do mundo pela revista Restaurant – representa São Paulo ao lado de Jefferson Rueda (Attimo), Janaina Rueda (Bar Dona Onça), Henrique Fogaça (Sal Gastronomia e Cão Veio) e a consultora Neide Rigo. Do Rio de Janeiro vem Kátia Barbosa, do Aconchego Carioca, e de Vitória (ES), Juarez Campos, do Oriundi. Do Nordeste, um embaixador já confirmado é o chef Claudemir Barros, do Wiella Bistrô, de Recife (PE). Do Sul, participa a consultora gaúcha Jussara Dutra. E do Norte, a Dona Kalu, pesquisadora de culinária amazônica, compartilha experiências de Roraima.

 

Serviço

Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense Local: Belém, Pará Data: 28 de maio a 1º de junho de 2014 (Programação paralela: Circuito gastronômico de 1º/5 a 1º/6; Exposição Fotográfica de 15/5 a 1º/6; Feira de Produtores de 25/5 a 1º/6)

Informações: www.veropesodacozinhaparaense.com.br

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave