Ian Thorpe luta contra 'infecção séria', diz porta-voz

Segundo emissora local, nadador teria contraído a infecção na Suíça, quando realizava uma cirurgia no braço afetado

iG Minas Gerais | AGÊNCIA ESTADO |

Nadador ficou satisfeito com o resultado:
BRYAN VAN DER BEEK/AP
Nadador ficou satisfeito com o resultado: "feliz por ter conseguido nadar a final"

Cinco vezes campeão olímpico e colecionador de recordes mundiais ao longo de sua carreira, Ian Thorpe está internado em um hospital de Sydney, Austrália, lutando contra uma "infecção séria". A informação foi oficialmente confirmada nesta terça-feira por James Erskine, empresário e porta-voz do nadador de 31 anos.

Horas antes de o representante de Thorpe se manifestar, a TV australiana Network Seven divulgou a informação de que o atleta está na UTI do hospital em que está internado, onde os médicos estariam tentando combater a infecção que poderia provocar a perda dos movimentos do braço esquerdo do nadador. De acordo com a emissora, ele teria contraído a infecção na Suíça, quando realizava uma cirurgia no braço afetado.

Nesta terça, porém, Erskine tratou as notícias divulgadas pela TV como "puramente especulações", embora tenha confirmado que o problema de saúde de Thorpe não é simples. "É sério, mas não é um tratamento pela vida", afirmou, em entrevista para a Associated Press na Austrália.

O porta-voz do nadador ainda reconheceu que, provavelmente, "ele não irá nadar competitivamente de novo", na sua opinião, tendo em vista a gravidade do problema no braço esquerdo do ídolo australiano.

No início de fevereiro, Erskine confirmou que Thorpe foi levado para uma clínica de reabilitação após ser encontrado desorientado em uma rua de Sydney por policiais que foram chamados por moradores. Na ocasião, o empresário disse que o atleta foi afetado por uma combinação de antidepressivos e analgésicos que tomava por causa de uma lesão no ombro.

Pouco dias antes disso, a empresa que gerencia a carreira do australiano negou relatos de que o astro havia dado entrada em uma clínica, lutando contra a depressão e abuso de álcool, e depois havia deixado o local, seguindo para a casa dos seus pais. A versão oficial era de que ele tinha se ferido ao cair na residência de seus pais e havia sido levado ao hospital.

Hoje com 31 anos de idade, Thorpe foi um dos maiores nadadores de sua geração e é considerado um dos maiores de todos os tempos. Ele ganhou três medalhas de ouro e duas de prata nos Jogos de Sydney, em 2000, e mais dois ouros na Olimpíada de Atenas, em 2004, além de uma prata e um bronze. Ele também faturou 11 medalhas de ouro em Mundiais, sendo seis delas em 2011, em Fukuoka, no Japão. Além disso, quebrou 13 recordes mundiais durante a sua carreira.

Thorpe chegou a se aposentar da natação em novembro de 2006, mas retornou ao esporte competitivo em 2012, quando fracassou na sua tentativa de ganhar um lugar na equipe australiana para a Olimpíada de Londres. Depois disso, o desejo de competir no Mundial de 2013 e nos Jogos da Commonwealth neste ano foi frustrado por uma lesão no ombro.

Leia tudo sobre: ian thorpesofreinfecçaoluta