‘Volta, Lula’ já preocupa Dilma

Presidente aproveita a agenda na capital mineira para falar de estratégia eleitoral e alianças

iG Minas Gerais | Larissa Arantes e Tâmara Teixeira |

Intervalo. Entre agendas em Belo Horizonte, Dilma Rousseff almoçou na casa de Walfrido Mares Guia, de onde só saiu por volta das 16h
DENILTON DIAS / O TEMPO
Intervalo. Entre agendas em Belo Horizonte, Dilma Rousseff almoçou na casa de Walfrido Mares Guia, de onde só saiu por volta das 16h

A preocupação com o movimento chamado de “volta, Lula”, em referência ao retorno do ex-presidente ao cenário eleitoral do país, foi o principal tema discutido ontem durante almoço da presidente Dilma Rousseff na casa do ex-ministro Walfrido Mares Guia (PSB), no bairro Mangabeiras, região Sul de Belo Horizonte. Mais tarde, durante agenda em Contagem, na região metropolitana da capital, Dilma reforçou que não irá “recuar” quando a campanha começar.

“O ‘volta, Lula’ tem preocupado a Presidência da República e isso foi muito discutido no almoço de hoje (ontem)”, afirmou um petista que pediu anonimato. Dilma aproveitou a agenda em Belo Horizonte para tratar de assuntos relacionados à movimentação política para as eleições deste ano na casa de Mares Guia, que é muito próximo de Lula e tido como um bom articulador.

Participaram do encontro o ex-ministro e pré-candidato petista ao governo de Minas Gerais, Fernando Pimentel, o ministro chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e o ministro da Agricultura, Neri Geller (PMDB).

Outro assunto da pauta de discussão do almoço, que durou cerca de três horas, foi o apoio do PMDB em nível nacional e em Minas Gerais. No Estado, os peemedebistas estão divididos entre ter ou não candidatura própria.

Em uma demonstração de que o quadro está aberto e que as duas siglas podem caminhar juntas no Estado, o ex-ministro da Agricultura, Antônio Andrade (PMDB), acompanhou a agenda da presidente em Contagem e esteve o tempo inteiro ao lado de Pimentel.

“A postura do PMDB e a recente queda nas pesquisa são preocupações também, completou a mesma fonte.

Compromisso. Apesar do tom ameno e descontraído durante o discurso na formatura dos alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), horas mais tarde, no evento de entrega de máquinas para prefeitos mineiros, a presidente foi incisiva ao mencionar o embate eleitoral.

“É muito usual em pré-campanha e campanha que haja a utilização de todos os instrumentos possíveis para desgastar esse ou aquele governo. Já enfrentamos isso. Nós não iremos recuar um milímetro da disputa política, quando ela aparecer”, enfatizou ao discursar.

A dois meses da campanha, o prefeito de Joaíma, no Vale do Jequitinhonha, Donizete Gomes (PT), foi escolhido como porta-voz dos prefeitos no evento de Contagem. Sem nenhum constrangimento, ele pediu votos abertamente. “Não tenham medo de votar na Dilma. Não acreditem na mentirada que tem por ai”, disse.

Influência

Estratégico. Pesquisa DataFolha realizada na última semana e divulgada ontem revelou que o ex-presidente Lula continua como o cabo eleitoral mais influente do país.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave