Vida dedicada ao cinema

iG Minas Gerais | Carlos Andrei Siquara |

Autor. Título póstumo de José Américo Ribeiro recorda biografia dele e trajetória do cinema mineiro
Acervo pessoal
Autor. Título póstumo de José Américo Ribeiro recorda biografia dele e trajetória do cinema mineiro

José Américo Ribeiro (1943-2012) legou importantes contribuições para o segmento do cinema em Minas Gerais, dentre eles a própria existência do curso de Cinema de Animação da UFMG, que até 2009 era uma habilitação dentro da Escola de Belas Artes. Na década de 1980, ele foi um dos que defendeu a abertura desse campo, após realizar mestrado nos Estados Unidos, de 1979 a 1980.

Sua trajetória, indissociável de diversos momentos da produção cinematográfica local, é, assim, revisitada no livro “Uma Paixão Chamada Cinema” (editora C/Arte, 232 págs., R$ 40), que será lançado hoje na Estação Ecológica da UFMG. A publicação póstuma foi escrita pelo autor – que também produziu “O Cinema em Belo Horizonte: Do Cineclubismo à Produção Cinematográfica na Década de 60,” –, poucos meses antes de sua morte.

“O livro, ao mesmo tempo que dá uma ideia da paixão dele pelo cinema, recordando a sua formação, também conta um pouco da história da produção audiovisual mineira; da Escola de Belas Artes da UFMG; e do Departamento de Cinema desde que foi criado até os dias de hoje”, comenta Maria Stella Mendes, que foi casada com Ribeiro.

Além de recordar diferentes momentos que perpassam a relação dele com o ambiente da universidade, onde o cineasta foi professor, o título acolhe imagens de alguns dos seus filmes e alguns textos críticos. Para Evandro José Lemos da Cunha, professor do departamento de fotografia, teatro e cinema da Escola de Belas Artes, a edição é importante tanto pelo conteúdo biográfico quanto pelos seu caráter reflexivo.

“Há ali boas críticas e análises das condições de produção do cinema mineiro que são referências importantes para se pensar o audiovisual realizado aqui”, acrescenta Cunha.

Agenda

O quê. Lançamento do livro “Uma Paixão Chamada Cinema”

Quando. Hoje, às 19h

Onde. Estação Ecológica UFMG (av. Presidente Carlos Luz, 4.664, Pampulha)

Quanto. Entrada franca

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave